fbpx

Como planejar um closet funcional?

Como planejar um closet funcional?

Um closet bem feito pode ser a solução para os seus problemas de organização em casa. Nele você consegue acomodar todas as peças de vestuário de maneira que fiquem fáceis de serem encontradas, além de deixar a sua coleção de sapatos bem acomodada e protegida.

Por isso, se você tem um cômodo quase sem uso em casa ou no apartamento, transformá-lo em um bom closet é uma ótima opção. E para que tudo saia perfeito e o espaço seja aproveitado da melhor maneira, nada melhor do que apostar em móveis e prateleiras sob medida.

closet-virmond-moveis-sob-medida

Dicas para planejar um bom closet

Antes de começar a planejar, tenha em vista que os itens que você mais usa devem ficar ao seu alcance, reservando as prateleiras mais altas para acomodar peças que não são de uso diário como malas, chapéus ou acessórios que são usados apenas esporadicamente.

Tamanho do closet

Para saber quantas prateleiras e gavetas serão necessárias é preciso ter uma noção geral de quantas peças de roupa serão acomodadas. Esse closet será usado só por você ou para mais de uma pessoa? Calcule um espaço que caiba tudo sem ficar amontoado e não se esqueça de separar um lugar para acessórios, malas e sapatos.

Closet para dois

Caso você vá usar o closet junto com seu cônjuge, lembre-se de que a divisão deverá ser diferente. Na parte feminina, é necessário espaço para cosméticos, bolsas e acessórios e um cabideiro mais alto para colocar os vestidos. Já na parte masculina, além de um cabideiro para roupas mais curtas, deve haver um local para colocar gravatas e cintos.
Em ambos os casos, é necessária uma boa sapateira.

Prateleiras e portas

Além dos cabideiros, as prateleiras para roupas também são essenciais, já que várias peças ficarão dobradas. O profissional que for planejar o seu closet saberá indicar a altura e a profundidade das prateleiras de acordo com o tipo de vestimenta e possibilidade do local. Para fechar e deixar tudo guardado e livre de poeira, a dica é colocar portas de correr que além de serem práticas, economizam espaço.

Caso o ambiente reservado para o closet seja pequeno e as peças de uso frequente tenham que ficar em prateleiras mais altas, providencie uma escada pequena, porém segura, para ficar mais fácil de acessá-las.

closet-virmond-moveis-sob-medida

Iluminação, ventilação e uso de caixas

Em alguns pontos do closet pode-se usar lâmpadas de led, que iluminam mas não esquentam. Uma luz superior e geral também é indicada para que o restante das peças sejam bem visualizadas. O local precisa ser bem ventilado a fim de evitar mofo e maus odores.

Para completar e dar um visual bonito e arrumado ao seu closet você pode usar caixas organizadoras que acomodam todo tipo de objeto. Uma boa opção são as caixas coloridas e estampadas, que levam alegria ao local.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco. Podemos fazer o closet perfeito para você!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Tags: