fbpx

6 dicas de iluminação para valorizar sua cozinha

Ter uma iluminação eficiente na cozinha de casa é essencial para que você valorize o ambiente e usufrua ao máximo dele e de tudo aquilo que foi investido em sua composição, dos armários aos eletrodomésticos. Planejar a iluminação da sua cozinha faz com que o ambiente torne-se mais aconchegante.

Uma cozinha mal iluminada deixa de ter suas principais características valorizadas, tornando-se um ambiente impessoal e frio. Não somente a sensação e o conforto visual são levados em conta durante o projeto de iluminação de um ambiente, mas também a forma como os pontos de luz farão com que ele seja eficiente e prático para o uso no dia a dia.

Pensando nesses detalhes, preparamos aqui algumas dicas de iluminação para você valorizar a sua cozinha. Fique de olho!

Direcione a iluminação para pontos estratégicos de sua cozinha

Fogão, ilha e pia devem receber iluminação direcionada. Isso acontece porque são os pontos focais de quem dedica boa parte do seu tempo no preparo das refeições ou na limpeza dos utensílios domésticos.

Ilumine em cima, nunca atrás

Se a cozinha possui uma bancada de trabalho, o ponto de luz deve ser em cima dela . Caso o ponto de luz fique atrás do usuário da bancada, uma zona de sombra será criada.

Separe a iluminação funcional da iluminação decorativa

Para os pontos de luz cuja iluminação seja a funcional, ou seja, aqueles em que a iluminação será realmente útil, opte por lâmpadas fluorescentes. Já em relação à iluminação decorativa, existem mais opções como níquel, estanho e LED.

Tenha cuidado com as luminárias em forma de pendente

Caso os pendentes estejam muito baixos, a iluminação pode causar ofuscamento na visão de quem estiver sob sua influência. Além disso, a altura desse tipo de luminária deve ser ajustada para evitar qualquer tipo de incômodo visual.

Foque na temperatura de cor

Na cozinha, em relação à temperatura de cor, recomenda-se iluminação com tonalidade branca fria, ou seja, acima de 4000K. Isso porque esse é um ambiente de trabalho e precisa de iluminação clara.

Tenha cuidado com o índice de reprodução de cores

Como a qualidade da luz em uma cozinha é um ponto fundamental, por se tratar de uma área onde manipulamos os alimentos que consumimos, é ideal utilizar lâmpadas cujo índice de reprodução de cores seja superior a 80. Isso faz com que enxerguemos melhor as características daqueles alimentos que estamos manipulando para as nossas refeições.

E se você não quiser apostar somente em lâmpadas frias e queira dar um pouco mais de calor ao ambiente, saiba que alguns pontos de luz podem receber lâmpadas fluorescentes amarelas.

Agora vamos falar da sua cozinha? Ela já tem um projeto de iluminação para tornar o seu dia a dia mais agradável e produtivo? Conte para a gente um pouco mais da sua rotina nesse espaço. Deixe o seu comentário no espaço logo abaixo!

E se você tiver pouco espaço na cozinha, não deixe de conferir também o nosso post com dicas de decoração para cozinhas pequenas. Até a próxima!