fbpx

Cozinha com ilha ou península, qual é a melhor opção para a sua casa?

 

Se você está iniciando um projeto de cozinha sob medida ou pensando em reformar sua cozinha atual, pode estar se perguntando qual seria a melhor opção: uma ilha ou península?

Antes de mais nada é importante deixar claro como funciona cada uma delas. Uma cozinha com ilha possui um balcão centralizado, ou seja, ele não se conecta com parede nenhuma, permitindo livre circulação ao seu redor. Já na cozinha com península, o balcão não é totalmente solto, sendo conectado lateralmente numa parede ou bancada. As duas opções proporcionam a integração da cozinha com outros ambientes da casa, como a sala de jantar ou de estar.

Dependendo das circunstâncias, uma opção poderá ser melhor que a outra, e por isso listaremos aqui as características de cada uma para que você tenha os elementos necessários e possa assim realizar a melhor escolha.

 

Cozinha com Ilha

 

Tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas, a cozinha com ilha é moderna, funcional e prática. Normalmente localizada no centro da cozinha, a ilha funciona como uma bancada que pode comportar o fogão e a pia, além de armários e gavetas.

A cozinha com ilha é uma ótima alternativa para quem quer transformar o espaço destinado à gastronomia numa experiência que agrega familiares e amigos enquanto se preparam as refeições, promovendo a interação entre aqueles que usufruem dos espaços compartilhados.

Para que haja um espaço confortável de trabalho nesse tipo de projeto, recomenda-se que a altura do móvel seja a mesma da pia (quando esta estiver em outra bancada) e que haja uma distância de no mínimo 70 cm ao redor, para não comprometer a circulação.

 

 

Apesar da cozinha com ilha ser o sonho de muitas pessoas, esse tipo de projeto raramente funciona bem em espaços reduzidos. Nesses casos a cozinha com península é mais indicada, já que em sua estrutura o móvel fica encostado na parede, otimizando o ambiente.

 

Cozinha com Península

 

A funcionalidade de uma cozinha com península é muito semelhante à da cozinha com ilha, mas com a vantagem de ocupar um espaço consideravelmente menor.

Versátil, a península pode proporcionar um elemento definidor de espaço, separando a cozinha da sala de jantar ou de estar, servindo também como mesa para refeições rápidas, espaços auxiliares para o preparo de receitas ou local para compartilhar drinks e petiscos com visitantes enquanto se prepara a refeição principal, propiciando momentos de convivência e proximidade.

 

 

Em muitos projetos de cozinha com península é sugerida a criação da bancada em níveis diferentes. Esta é uma alternativa para dar ainda mais utilidade para a estrutura, deixando a parte mais baixa na mesma altura da área de preparo e a parte mais elevada para refeições, compondo com banquetas altas.

Optar por uma ilha ou península em sua cozinha é uma das soluções mais práticas e bonitas que você pode ter em casa e mesmo as menores cozinhas podem abrir espaço para pelo menos uma delas.

Com todas essas informações, o que lhe parece mais adequado para sua casa, ilha ou península? Independente da escolha vale ressaltar que para obter o melhor aproveitamento do seu espaço é importante contar sempre com ajuda de profissionais. Aqui na Virmond, temos uma equipe altamente capacitada para projetar a cozinha dos seus sonhos.