fbpx

Como escolher o apartamento ideal para a sua família?

Por tratar-se de um bem de consumo caro e durável, a escolha na compra de um apartamento não é tarefa das mais fáceis a ser encarada. E considerando as necessidades dos membros da família que vão morar nesse apartamento, o nível de dificuldade aumenta ainda mais.

Os detalhes ao longo dessa escolha devem ser levados em conta para que você não se arrependa posteriormente. O tamanho do apartamento,  sua localização e a segurança da região estão entre os principais detalhes a serem observados. Pensando nisso, listamos a seguir os principais aspectos que você deverá analisar antes de escolher o apartamento ideal para a sua família. Confira!

Tamanho da família

Com base na quantidade de pessoas que fazem parte da sua família, você terá uma melhor noção do espaço de que deverá dispor. Filhos pequenos, por exemplo, podem dividir o mesmo quarto, o que nem sempre acontecerá com relação aos filhos mais velhos. E se algum idoso faz parte da família, a atenção em relação à mobilidade deve ser redobrada.

Considere também no cálculo do espaço a presença de animais de estimação e os planos para ter novos filhos, se estes forem de curto a médio prazo.

Localização do imóvel

Quando estamos buscando o apartamento ideal para a nossa família, temos que levar em consideração a sua localização. A dica do “bem localizado” é muito subjetiva, pois o que pode ser bom para uns, talvez não seja para outros. Portanto vale a premissa de que a localização desse imóvel depende do seu perfil.

Se você tiver filhos, é interessante que o prédio esteja próximo a escolas, praças e outros locais de entretenimento. Se for solteiro, considere sua rotina tanto profissional quanto de lazer.

O fácil acesso a hospitais, supermercados, padarias e farmácias também pode ser um ponto importante, assim como a proximidade com pontos de ônibus. 

Segurança da região

A segurança é outro item no qual devemos estar bastante atentos na hora de escolher e comprar um apartamento para a nossa família. Não ouça apenas o vendedor: vá além. Converse com os seus futuros vizinhos de apartamento, porteiros e até moradores da região. Às vezes, em uma simples ida até a padaria para tomar um café, você aprende muito sobre o bairro.

Vale a pena também visitar o local do apartamento em outros dias e horários antes de fechar a compra. Da mesma forma, busque na internet informações sobre as taxas de criminalidade na região. Até mesmo o seguro do seu automóvel pode ser uma boa fonte de informação, pois dependendo do bairro o valor aumenta ou diminui por ser considerado como zona de risco.

Iluminação adequada e incidência solar correta

É muito interessante saber como é a incidência solar nesse apartamento. Nas unidades que estão voltadas para o sul, por exemplo, o nível de iluminação solar é muito baixo ao longo do dia. E isso faz com que o apartamento fique úmido e possa apresentar mofo com o tempo.

Tendências de valorização

Por ser o tipo de bem que não se compra ou troca com grande frequência por conta do seu alto custo, fique de olho nas redondezas para saber se o imóvel que pretende comprar pode ou não valorizar. Se próximo a ele estão previstas as construções de um shopping, uma praça ou um terminal de ônibus, a valorização é garantida. O mesmo não ocorre se por ali vai passar uma rodovia de alta velocidade.

Como está sendo feita a escolha do apartamento ideal para a sua família? Deixe logo abaixo o seu comentário!