13 abr Como organizar uma mudança e proteger seus móveis
Casa nova, vida nova! A mudança de residência geralmente traz consigo boas expectativas, novos ares e a possibilidade de escrever páginas diferentes na sua história, mas não dá para negar que, se a mudança for mal planejada, o processo pode acabar gerando transtornos, prejuízos e dores de cabeça, sobretudo se os seus pertences estragarem ou extraviarem.
A fim de evitar que isso aconteça com você, preparamos algumas dicas práticas para organizar a mudança e proteger os seus móveis, evitando assim os indesejáveis danos.
Planeje a mudança com antecedência
Não é necessário ser um organizador profissional para planejar uma mudança de maneira tranquila, mas é necessário começar a providenciar tudo com uma antecedência de, aproximadamente, três meses.
Definida a data da mudança, faça uma triagem nos seus pertences e descarte itens inúteis, que não servem mais ou que você não queira usar na nova casa. Doe o que estiver em boas condições e conserte o que for passível de reparos.
O ideal é fazer um cronograma com as tarefas necessárias até que a mudança chegue. Esse cronograma deve incluir a seleção, encaixotamento, identificação e transporte dos pertences (roupas, móveis, objetos decorativos, etc).
Divida a organização da mudança por cômodos
Arrume as coisas gradualmente, cômodo a cômodo. Comece pelas partes da casa que você menos utiliza, guardando os itens que não são usados diariamente.
No quarto, encaixote separadamente as roupas de cama , as peças de vestuário e assim por diante. Da mesma forma na cozinha, embale em caixas diferentes as panelas, os talheres, as louças e etc.
A lógica da categorização é válida para todos os ambientes. No caso dos móveis, eles devem ser desmontados por profissionais especializados e, após a desmontagem, precisam ser guardados individualmente, com todas as peças originais, parafusos, dobradiças e acessórios.
Use caixas e plástico bolha para empacotar os móveis
Se você cuidar bem da sua mobília, ela terá a vida útil prolongada. Parece óbvio, mas por mais cuidado que se tome, as mudanças de residência sempre representam riscos para a conservação dos móveis, já que eles podem arranhar, descascar ou quebrar durante o transporte.
Para impedir que seus móveis estraguem, embale-os com plástico bolha, use isopor para proteger as laterais e caixas de dimensões adequadas para acomodar as peças. Priorize o uso de caixas novas, pois caixas velhas normalmente escondem insetos.
Vale ressaltar que se os seus móveis já estiverem desgastados, a tendência é que não resistam a mais uma mudança. Nesse caso, investir em uma nova mobília planejada é a melhor solução.
Identifique as embalagens
Para facilitar a organização ao chegar à nova casa e não ter que abrir caixas e mais caixas na hora de procurar um objeto, identifique as embalagens informando do que se trata o conteúdo. Essa estratégia é muito funcional e com ela você ganha um tempo precioso na organização da mudança.
Contrate uma empresa confiável para o transporte
Para evitar dores de cabeça na sua mudança e tornar esse processo cômodo e seguro, contrate uma empresa confiável para realizar o transporte dos seus pertences.
Peça referências e indicações a amigos e familiares, pesquise várias transportadoras na região, solicite orçamentos e compare preços e certifique-se do limite de volumes e caixas a serem transportados. A escolha deve ser feita, no mínimo, um mês antes da mudança e todas as condições do serviço precisam estar discriminadas no contrato.
E então, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua próxima mudança? Como você costuma proteger os móveis? Comente!