fbpx

Design de interiores – conheça as tendências para 2016

Design de interiores e moda. A moda é versátil nos seus mais diversos campos e vertentes. Não importa a área, o fato é que designers estão sempre incorporando em seus produtos e coleções as influências que observam na sociedade, tanto em termos de comportamento e estilo, quanto de novas tecnologias.

Com o design de interiores não é diferente. Por conta disso, neste post vamos mostrar algumas das mais badaladas tendências do setor para o ano de 2016. Não deixe de conferir!

Estilo Escandinavo

Vez por outra a Escandinávia surge lançando tendências interessantes na música, na cultura e na moda, e por ser um local extremamente peculiar, com processos e costumes típicos, esse tipo de influência cai no gosto de muitos profissionais. Esse estilo se caracteriza pela aposta no minimalismo, algo bem em voga nos dias de hoje. Em tempos de sustentabilidade, uma quantidade reduzida de elementos aliada à aposta na praticidade é uma proposta sempre muito bem-vinda. Cores neutras e claras são predominantes, como branco e cinza, embora o preto possa surgir em detalhes. O uso de móveis em tons de madeira também se faz muito presente.

FUNdsgn

O Fundsgn (decoração divertida) está se tornando muito popular entre as pessoas mais jovens e descoladas dos grandes centros urbanos. Ele aposta nas tonalidades mais chamativas e em referências pop, sendo a alternativa perfeita para quem quer imprimir uma personalidade mais vibrante nos seus ambientes por meio do design de interiores. O estilo chama a atenção não só pelas cores, mas também pelos objetos estampados com mensagens políticas ou referências da internet e do mundo digital, como os emojis. Móveis laqueados e objetos cheios de humor também são bem-vindos e o contraponto de tons quentes com os neutros, como o vermelho e o branco, são bem comuns.

Estilo Industrial

O Estilo Industrial não é propriamente uma novidade, mas está voltando com tudo no design de interiores em 2016. Surgido nos anos 50, quando as antigas fábricas de Nova Iorque se transformaram em lofts e apartamentos, essa técnica uniu os aspectos das fábricas com os traços residenciais. Pisos e paredes de cimento, alvenaria exposta e objetos de madeira de demolição dão todo o charme a esse aspecto mais cru, porém altamente encantador. No entanto, ao contrário do que possa parecer, isso exige muito planejamento. A parte elétrica, por exemplo, precisa ser muito bem pensada ainda na fase de projeto.

Estilo Geométrico

O Estilo Geométrico tem chamado muita atenção, especialmente num momento onde a cultura Geek e Nerd vem fazendo tanto sucesso. Estampas têm a capacidade de dar personalidade e vida aos ambientes e, quando compostas por diferentes formas, podem dar um efeito impressionante na decoração de interiores. Os móveis podem seguir as tendências mais modernas de design e a paleta de cores tende a ser mais neutra e moderna, com muito preto, prata e branco. A tendência é perfeita para decorar salas pequenas e outros cômodos menos robustos, como os que temos em apartamentos e conjugados localizados em áreas centrais das grandes cidades.

Estilo BR

Tentar unir em uma única frente as tendências de design de interiores do Brasil é um desafio quase impossível, mas é essa a definição do Estilo BR. Ele sintetiza o que há de mais interessante na produção nacional: espaços integrados, cores quentes, aproveitamento de luz natural, presença de artesanato, entre outros traços que são tão nossos. Os materiais predominantes não poderiam ser outros: palha, cerâmica, diversas madeiras e uma variedade ímpar de tecidos. Móveis mais robustos e a presença de muitas plantas e objetos decorativos ajudam a dar a tônica final para esse tipo de escolha, conferindo personalidade aos ambientes.

Essas são algumas tendências do design de interiores para 2016. Se esse conteúdo foi esclarecedor, que tal mostrá-lo para seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais!