21 jul Detalhes fundamentais para fazer uma cozinha planejada
A cozinha costuma ser o lugar onde passamos grande parte do nosso tempo. Então o ideal é que esse espaço seja planejado e funcional a fim de facilitar o dia a dia. Com tamanhos cada vez mais reduzidos, é fundamental saber aproveitar cada cantinho da cozinha.
Antes de fazer a cozinha planejada, confira o tamanho e pontos de conexão da rede hidráulica, elétrica e de gás. Com essas referências ficará mais fácil planejar a disposição de móveis e eletrodomésticos.
O ideal é que as áreas sejam separadas em: preparo, cocção, limpeza, estoque e refeição. Escolher uma iluminação certa e pontual também contribui na funcionalidade do espaço, além de dar um toque charmoso. E não esqueça da ventilação no ambiente.
Os eletrodomésticos na cozinha planejada
Antes mesmo de planejar os armários pense nas medidas dos eletrodomésticos. Isso evitará problemas futuros, como o comprometimento na abertura de portas, por exemplo. Cada vez mais usada, a torre de eletrodomésticos facilita a rotina na cozinha, deixando-a prática. Disponha nesse local o forno elétrico e microondas. Já a máquina de lavar louças, a geladeira e o fogão devem estar próximos à pia.
Um tampo de apoio entre a pia e o fogão pode servir como base para colocar talheres e panelas quentes. Coloque os temperos perto do fogão, assim como as gavetas de talheres. Evite colocar eletrodomésticos pequenos perto do fogão, pois a gordura que acumula dificulta na limpeza.
Em cozinhas grandes existe a possibilidade de instalar uma ilha no meio, onde poderão ser dispostos o cooktop, coifa e bancada para refeições.
Torneira e cuba para cozinha planejada
O projeto hidráulico da cozinha planejada deve conter os pontos de conexão e descarte da água da máquina de lavar louças, se houver. Você pode optar por torneiras de pia ou de parede. As de monocomando com misturadores são uma ótima escolha. Pense no tamanho da cuba para não ter erro nas medidas e, se for instalar triturador, reserve um bom espaço abaixo da pia.
A pia costuma ficar perto da janela para ter uma boa ventilação e iluminação e a distribuição dos espaços fica melhor quando é possível aplicar a regra do triângulo, na qual a pia fica ao centro, entre a geladeira e o fogão, facilitando a movimentação na cozinha.
Iluminação ideal para a cozinha
O projeto elétrico de uma cozinha planejada deve conter tomadas altas para coifa e torre de eletrodomésticos, uma tomada baixa para o triturador ou máquina de lavar louças, se houver, e outras próximas da bancada para batedeira e liquidificador, por exemplo.
Se a cozinha tiver bancada, aposte em luminárias com estilo que direcionam a iluminação nos pontos certos. Pontos de luz direta sobre a pia e o fogão devem estar incluídos no projeto, pois facilitam o manuseio e preparo dos alimentos e podem ser embutidos nos armários.
Uma cozinha planejada precisa atender à necessidade do morador, com móveis que se encaixem em cada demanda específica. A Virmond oferece escolhas de móveis sob medida em Curitiba com alta qualidade, durabilidade e sempre pensando na flexibilidade que o ambiente exige.
E você, o que acha essencial para a sua cozinha planejada?