14 out A escolha das ferragens define o seu móvel
Os móveis planejados são um dos maiores investimentos para uma casa, pois conciliam funcionalidade com decoração. Ao optar por eles o intuito é, além de adaptar o gosto dos moradores, prezar pela durabilidade e qualidade.
Contudo um dos maiores problemas relatados por clientes após alguns anos de uso é o travamento ou dificuldade em abrir portas e gavetas bem como falhas em compartimentos internos. Mas isso não é resultado da escolha dos materiais que compõem os móveis e sim de seus acessórios, conhecidos como ferragens.
O papel principal das ferragens
É na marcenaria ou na fábrica da loja que a estrutura do móvel planejado é feita, e a escolha certa da ferragem é o que lhe dá suporte e garante seu bom funcionamento. As ferragens são os trilhos, dobradiças, puxadores, corrediças, suportes de prateleiras, pés, rodízios e tudo o que está empregado no móvel planejado e que não é feito de madeira, mas geralmente em alumínio ou aço inox, e que se não forem bem instaladas, poderão comprometer seu funcionamento.
Existem ainda aquelas ferragens utilitárias que complementam o móvel como cestas, aramados, suportes de pendurar acessórios, etc. A maioria das marcenarias compra as ferragens, mas se o cliente ou o arquiteto que desenvolveu o projeto preferir outras, existem diversas opções e marcas.
Como escolher as melhores ferragens
Há marcas no mercado que são bastante conhecidas. Caso haja alguma dúvida, questione sempre e só compre após ter a certeza de que as peças são as mais adequadas e de qualidade. Leve em conta algumas especificações, como:
Fechamento e funcionamento silencioso. Há peças que possuem um sistema adaptado para não fazer barulho, evitando rangidos.
Peças funcionais que podem ser embutidas. Há modelos de planejados que podem integrar estas ferragens. Para isso é necessário um tamanho específico e mobilidade.
Organizadores internos que aproveitem o espaço. São práticos e devem ter divisões proporcionais ao tamanho do armário, devendo ainda ser resistentes ao peso que suportarão, para evitar problemas futuros.
Capacidade de amortecimento. Ideal para portas e gavetas de uso contínuo, evita o desgaste da peça e aumenta a durabilidade do planejado.
Qual o valor representado pelas ferragens no preço de um planejado?
É muito importante a escolha correta das ferragens e acessórios já que elas representam de 30% a 40% do valor total do móvel. Existem no mercado ferragens nacionais e importadas, o que determina uma variação de preços. Por isso é importante avaliar bem sua aplicação, pois o que parece ser uma economia hoje pode vir a ser uma desvantagem futura, se por exemplo um suporte usado não aguentar o peso ou se o trilho da gaveta emperrar a toda hora.
Só os profissionais podem saber as diferenças de qualidade das ferragens e definir quando é preciso pagar mais caro ou mais barato por uma dobradiça, dependendo do papel funcional dela no planejado. O ideal é atentar para essas escolhas e poupar de forma inteligente.
Quer saber mais sobre móveis planejados? Então acesse nosso site e fique por dentro!
Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba