07 abr Espelhos na decoração: qual o jeito certo e o errado de usar?
Os espelhos cumprem um importante papel na decoração. Valorizam o espaço, ampliam o campo de visão e dão um toque de modernidade ao ambiente. Mostraremos neste artigo o jeito certo e o jeito errado de empregá-los e também a melhor forma de utilizá-los na composição de diversos ambientes. Confira!
Como acertar com os espelhos na decoração
Os espelhos podem ser grandes aliados na decoração de diversos ambientes. Os que não possuem moldura são perfeitos para uma decoração contemporânea e suave. Para quem prefere algo mais clássico, as molduras de madeira são perfeitas. As coloridas também ficam lindas.
Em um corredor curto, recomenda-se a utilização de um espelho em uma de suas pontas. Se o corredor é estreito e você deseja alargá-lo, o truque funciona quando o espelho fica pendurado nas paredes.
O espelho também pode ser usado para destacar um objeto ou uma paisagem bonita. Em cima de uma mesa ou criado-mudo, ele pode ser colocado atrás de um castiçal ou abajur, trazendo luminosidade. Se colocado perto de janelas, ele refletirá o ambiente externo, integrando-o ao interno.
Os espelhos e os móveis
Espelhos também podem fazer parte dos móveis na decoração. Na porta do guarda-roupa, por exemplo, eles economizam espaço e dão um tom moderno e sofisticado ao local. Hoje em dia, uma boa opção de integrar os espelhos ao ambiente é escolher móveis planejados. Assim o cômodo fica com o espaço valorizado, prático e moderno.
Erros comuns no uso de espelhos na decoração
Não atentar-se ao posicionamento do espelho
O espelho, como bom refletor de imagem, precisa estar em harmonia com o ambiente como um todo. Para aumentar a visibilidade do local, ele pode ser usado em quartos, salas e até mesmo em cozinhas ou salas de jantar. Mas atente-se aos detalhes: observe o que o espelho está refletindo. Se ele for disposto em cima de um criado-mudo ou mesinha de centro, o reflexo dele deve ser agradável.
Evite deixá-lo de frente para outros cômodos. Procure sempre que o reflexo seja de algo agradável, como vasos de fores ou objetos decorativos harmoniosos.
Não levar em conta o tamanho do espelho
Outra dica importante é o tamanho do espelho. A sensação de amplitude é obtida com espelhos maiores. A posição dos móveis deve estar em sintonia com o reflexo. Os espelhos maiores devem ficar em posição horizontal, evitando reflexos desordenados. Já os espelhos menores devem ser usados com equilíbrio, mais de 3 espelhos pode deixar o ambiente desconfortável.
O espelho é bastante usado em corredores para aumentar a sensação de tamanho. Dispor vários espelhos nos corredores é uma boa alternativa, porém é preciso combiná-los com quadros, para que um espelho não fique refletindo outro. O balanço entre espelho e reflexo deve ser prioridade na decoração.
Para banheiros e lavados, é comum vermos espelhos pequenos. Mas é justamente neste cômodo que o espelho deve ser funcional. Espelhos grandes ficam ótimos em paredes brancas. Modelos com design decorativo são indicados para banheiro maiores.
Gostou das nossas dicas? Vai aderir ao uso dos espelhos na decoração da sua casa? Conte pra gente nos comentários!