16 dicas para manter a casa organizada

É tão prazeroso chegar em casa depois de um dia difícil de trabalho ou de muitos compromissos e encontrar a casa limpa e organizada, não é mesmo? Mas e quando o contrário acontece? Camas desfeitas, pia transbordando de louça e cestos repletos de roupas sujas, que também se espalham pelo chão dos quartos… Parece que estamos entrando em um campo de guerra.

16 dicas para manter a casa organizada

Embora esse seja um cenário muito frequente, não é tão difícil de mudar. Com menos tempo que se imagina e um pouco de disciplina diária, a casa pode se tornar um lugar aconchegante, limpo e acolhedor, sem sobrecarregar ninguém. Abaixo selecionamos algumas dicas fáceis e rápidas de seguir para ajudar você nessa luta diária que é manter a casa limpa.

Quartos

1. Crie o hábito de arrumar sempre a cama

Levantou? Arrume a cama imediatamente. Cama arrumada passa um ar instantâneo de organização no quarto.

2. Abra as janelas

Assim você renova o ar e deixa entrar a iluminação natural. O ar fresco e a luz do sol dão ânimo para começar as tarefas diárias.

3. Varra o chão

Também não é uma tarefa demorada e que, se praticada diariamente, não permite que se acumule sujeira e bagunça no quarto.

4. Não espalhe roupas

Melhor seria se as roupas que vestirá durante o dia já estejam separadas desde a noite anterior, mas se você é do tipo que gosta de experimentar várias antes de escolher, não deixe nada jogado: guarde tudo que não for usar no armário novamente.

Cozinha

5. Limpe a pia

Poucas coisas passam tanto ar de sujeira e desleixo doméstico do que uma pia suja. Se você não quiser ou não puder lavar a louça naquele momento, deixe- a de molho dentro de algum recipiente até poder lavá-la, mas não acumulada em cima da pia.

6. Arrume a mesa

Guarde tudo que estiver em cima da mesa, e estenda uma toalha limpa sobre ela. Nada mais agradável do que poder sentar para tomar o café da manhã em uma mesa arrumada.

7. Varra o chão e passe pano ou esfregão

Chão de cozinha é um lugar que suja com facilidade, visto que é o cômodo mais frequentado da casa. Então, nunca é demais procurar mantê-lo limpo.

8. Lavando a louça

Se cada um usar, lavar e guardar aquilo que usou, não juntará tanta louça no fim do dia, principalmente os copos. Pratique o hábito de ir lavando as panelas e utensílios enquanto cozinha – economiza tempo e evita acúmulo.

Banheiro

9. Limpe a pia

É muito fácil manter limpa a pia do banheiro – desde que você não tenha uma bancada abarrotada de coisas. Maquiagem e perfumes não devem ser guardados no banheiro – a umidade pode danificá-los. Procure sempre manter a bancada livre de coisas. Invista em armários embutidos.

10. Limpando o vaso sanitário

Deixe ao alcance um produto de limpeza de sua preferência e de duas a três vezes por dia jogue um pouco no vaso e dê descarga – evitará manchas. Para uma limpeza mais completa esfregue-o com a escova e jogue água por cima.

11. Retire o lixo

Uma dica simples é colocar várias sacolinhas dentro do lixo do banheiro. Quando você tirar uma, já terá outra no lugar, facilitando sua vida. Retire o lixo todos os dias.

12. Limpando o Box

Ao tomar banho, aproveite para dar uma esfregada no Box – deixe uma escova ou esponja por perto para esse fim. Não precisa fazer aquela limpeza caprichada, é mais para retirar os restos de sabão, xampu e creme que se acumulam diariamente.

Sala

13. Controle remoto

Se tiver mais de um, uma dica muito fácil de seguir é colocá-los em um cestinho ou caixa e deixar em cima do sofá.

14. Recolha os itens espalhados

As pessoas gostam de ficar à vontade na sala para ler, ver filmes ou mesmo chegar em casa e se livrar do peso da bolsa, jogando-a no sofá – e as coisas acabam ficando todas esparramadas. DVDs, revistas, jornais, livros, bolsas: providencie um lugar para cada um desses itens e mantenha-os guardados quando não estiverem em uso.

15. Retire o pó

Passe um espanador diariamente e uma vez por semana faça uma limpeza mais caprichada com o produto de limpeza de sua escolha.

16. Varra o chão e passe aspirador ou mop

Prática que ajuda muito a manter o ar de limpeza da sala e não demora mais que 15 minutos.  Retirar os sapatos ao entrar em casa é também uma boa forma de não trazer sujeira da rua para dentro da sua sala.

Seguindo essas sugestões sua casa ficará limpa e organizada por mais tempo e sem muito esforço.

E você, o que tem feito para deixar sua casa limpa e organizada? Tem alguma sugestão? Compartilhe com a gente!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.