5 dicas para deixar sua casa mais conectada com a natureza

 

Passar algum tempo ao ar livre pode ser extremamente benéfico para nossa saúde e bem-estar. Portanto, não é surpresa que muitas pessoas estejam buscando trazer um pouco mais da natureza para dentro de suas casas.

Do mobiliário à decoração, existem muitas formas de nos aproximarmos dela. Por isso separamos algumas dicas para ajudá-lo a capturar essa essência natural. Até mesmo o menor e mais simples toque pode fazer toda a diferença.

 

1. Materiais Naturais

Aproxime-se da natureza integrando texturas e materiais naturais ao seu espaço interno. Isso pode incluir: madeira, pedra, bambu, mármore, cortiça, sisal e tecidos naturais (algodão e linho).

Pisos naturais e móveis de madeira, por exemplo, criam a base perfeita para um estilo de design de interiores inspirado na natureza. As variadas texturas, como os veios e imperfeições naturais da madeira, complementam perfeitamente outros materiais, levando beleza e aconchego ao seu espaço.

 

2. Plantas

Seja através de uma variedade de vasos, um arranjo de flores frescas ou mesmo algumas suculentas, a decoração com plantas oferece ao seu ambiente interno dinamismo e vida.

Explore todos os cômodos: na sala as plantas ornamentais, na cozinha as ervas aromáticas, no quarto os pequenos cactos para decorar ou aloe vera para purificar o ar enquanto dorme.

As plantas não apenas absorvem os poluentes do ar, como também reduzem o estresse e a ansiedade.

 

3. Paletas de tons naturais

Existem muitas paletas de cores inspiradas na natureza. Você pode ter uma aparência mais suave com uma combinação de branco e verde ou escolher uma aparência mais rica feita de tons acastanhados que combinam matizes e texturas naturais.

Mas usar cores de forma eficaz não significa, de forma alguma, que você precise repintar todas as paredes.  Pense fora da caixa quando se trata de incorporar um esquema de cores com tema da natureza em sua casa.

Você pode adicionar toques de cor com tinta, certamente, mas também abusar de tons naturais em tecidos, objetos ou móveis.

 

4. Luz natural

Se você passa muito tempo dentro de casa ou em salas com ar condicionado e iluminação artificial, saiba que a luz natural tem um efeito positivo sobre os nossos sentidos. Pode melhorar nosso humor e sensação de bem-estar.

É fácil abrir sua casa à luz natural se você tiver janelas grandes. Se você tiver cortinas muito escuras e pesadas, por exemplo, substitua-as por cortinas transparentes que deixam entrar mais luz. Se o seu espaço não tiver luz natural, considere instalar claraboias onde for possível. Opte também por paredes de cores mais claras e instale estrategicamente espelhos para que reflitam todas as fontes de luz disponíveis na sala.

 

5. Aromas

Traga o perfume do cerrado, floresta ou oceano para dentro da sua casa com a aromaterapia. Isso pode ser através de velas perfumadas de boa qualidade ou um difusor de óleo natural que emite um perfume sutil, mas constante ao longo do dia.

Os óleos essenciais extraídos de vegetais também têm o benefício adicional de apoiar e elevar o seu humor e bem-estar geral. Alguns exemplos são: lavanda para relaxar, patchouli para equilíbrio e alecrim para energizar.

 

Gostou das nossas dicas? Vai seguir alguma dessas ideias na sua casa? Compartilhe sua opinião nos comentários ou marque a Virmond em suas redes sociais! 😉

Gostou? Compartilhe!