7 dicas para montar um Closet planejado

Ter um espaço especialmente projetado para organizar todas as roupas, calçados e acessórios é um sonho que pode ser realizado de forma simples.  Basta montar um closet na sua casa!

Contudo, somente um closet planejado consegue acomodar todas as roupas e acessórios de forma organizada,  unindo a organização dos itens ao aproveitamento do espaço, sempre levando em consideração diversos fatores.

Ficou interessada em ter o seu closet? Confira 7 dicas para montá-lo do seu jeito!

1. Saiba o que você gosta e a sua rotina

Quais peças você tem? Mais vestidos ou mais calças? Paletós ou casacos?Quantos calçados? Faça uma relação de todas as peças para conhecer tudo o que você precisa guardar no seu novo espaço.

Fazendo uma lista fica mais fácil entender qual a sua real necessidade, pois são esses fatores que definem aspectos como a quantidade de divisórias, varões para cabides, quantidade e tamanho das gavetas e outros.

Além disso, avalie a sua rotina. O que você usa com mais frequência? O que precisa ficar ao alcance e o que pode ficar guardado por mais tempo? Responda essas perguntas e você terá uma ideia da organização ideal do seu closet.

2. Escolha o material ideal

Existem muitos materiais disponíveis, mas é preciso saber que existem materiais adequados para cada projeto. O closet, por exemplo, precisa ser fabricado com um material durável, visto que é um espaço que será utilizado por um longo tempo.

Aramados e MDF revestidos com lâminas são os materiais mais indicados. No quesito cores, é bom lembrar que as cores claras costumam deixar o ambiente mais leve, contribuindo para a decoração.

3. Capriche na iluminação

Lâmpadas nas gavetas e nichos são uma boa opção para realçar e transmitir sensação de aconchego nos espaços internos, além de dar um toque a mais na decoração. Contudo, a lâmpada precisa ser de LED, pois não esquenta e, consequentemente, não oferece riscos.

Esse tipo de iluminação além de ficar muito charmosa, ainda é ideal para destacar aqueles sapatos que você adora, ou aquela peça de decoração que você decidiu colocar em uma prateleira.

A iluminação geral é a principal, pois é a que fará com que todas as peças e o ambiente, de forma geral, sejam iluminados, facilitando o contato com as roupas. Essa iluminação é chamada de geral porque produz uma luz mais difusa.

A indicação para ambos os tipos de iluminação é de que a lâmpada escolhida seja branca ou amarela para não interferir na cor do tecido.

4. Use caixas organizadoras

São opcionais, mas as caixas organizadoras ajudam a manter a organização do espaço e são perfeitas para acomodar lenços, roupas de esporte, botas, maquiagens, acessórios e até alguns documentos.

É possível aproveitar as caixas para guardar itens usados com menor frequência, assim, eles ficam armazenados separadamente e não interferem no momento de escolher as roupas que precisam ser utilizadas diariamente.

Há muitos modelos de caixas organizadoras e, certamente, alguma combinará perfeitamente com o seu closet.

5. Com ou sem portas?

Para tomar esta decisão é preciso levar em consideração, principalmente, duas perguntas: qual a localização do closet? As roupas estão em contato com pó e umidade?

Se o closet está em um local que permite que outras pessoas além dos próprios donos do quarto enxerguem, ter a porta é uma boa opção para ter mais privacidade. Mas elas também são uma boa opção para proteger as roupas da umidade e do pó, evitando que estraguem.

Contudo, não usar portas pode ser uma opção interessante se o closet fica em um local mais reservado e que não apresenta umidade. Isso torna a visualização das roupas mais simples, facilitando a rotina.

A vantagem é que você pode escolher como quer a porta: de abrir ou de correr, tudo de acordo com o seu gosto e o espaço disponível..

6. Saiba aproveitar cada espaço ao montar um closet

O bom aproveitamento do espaço está muito relacionado com as necessidades de cada pessoa. Uma pessoa com muitos calçados, por exemplo, precisa de local planejado para isso. Neste caso, um closet com muitos cabideiros não seria uma escolha inteligente.

O planejamento faz toda diferença na otimização do closet. Isso reafirma a vantagem de optar por um closet planejado, pois essa é a única forma de aproveitar cada metro quadrado de forma inteligente e prática.

7. Abuse de detalhes que fazem a diferença

Colmeias plásticas para organizar roupas íntimas e até forro de espuma para as gavetas de joias são úteis para preservar a qualidade de suas peças e manter a organização. São coisas simples, assim como padronizar os cabides, por exemplo, mas que podem fazer a diferença.

Aliás, essa é uma boa dica: tenha cabides padronizados e específicos para cada roupa. Para os casacos mais pesados, para as blusinhas com tecido fino, para os vestidos, enfim, priorize sempre o armazenamento correto de cada peça.

Espelhos também são úteis. Além de facilitarem naquele momento de escolher e experimentar as roupas, também ampliam o ambiente. Ou seja, praticidade para se vestir e um toque de decoração e sofisticação em apenas um item.

Montar um closet funcional e que atenda todas as necessidades do dono é extremamente fácil quando o espaço é planejado. Levar em consideração a rotina, o gosto pessoal e os tipos e quantidade de peças são fundamentais para que o resultado ofereça praticidade e ainda agregue valor à decoração do ambiente.

Gostou do nosso post sobre closets planejados? Também acha importante ter um espaço para guardar corretamente todas as suas peças? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião!

Gostou? Compartilhe!