A evolução das cozinhas: a cozinha social

As cozinhas percorreram um longo caminho até chegarem neste papel que hoje desempenham em nosso cotidiano. O cômodo que existia por razões puramente funcionais, localizado na parte de trás da casa e longe de todas as outras atividades, agora está tomando seu lugar de direito na frente e no centro de nossas casas e nossas vidas.

O anúncio acima é da edição de maio de 1940 do Architectural Forum, o que significa que há 75 anos essa cozinha branca e de aço inoxidável era considerada moderna e eficiente. Talvez as coisas não tenham mudado tanto no que se refere à organização, mas o que parece estar mudando são as atividades que acontecem na cozinha, que são secundárias à preparação de refeições diárias, tornando-se cada dia mais um espaço de reunião e compartilhamento entre membros da família e visitantes.

Assim como qualquer outro cômodo da casa, a cozinha está sujeita a tendências, e ao longo do tempo ela evoluiu para atender às necessidades das famílias de hoje. Não é de se admirar que a cozinha seja agora um espaço multifuncional que reflete a ampla variedade de funções e usuários que a ocupam. Elas agora estão entrelaçadas no aspecto social de nossas vidas.

As cozinhas não são mais definidas por quatro paredes – é típico inclusive que uma parede inteira seja removida para integrá-las às salas. Isso permite que as pessoas que preparam as refeições já não desapareçam mais em algum cômodo nos fundos e magicamente voltem com a comida pronta, mas participem também das atividades que estão ocorrendo em paralelo.

Na foto acima você pode ver um exemplo de cozinha contemporânea e totalmente integrada aos aspectos sociais da casa, o que permite que a pessoa que trabalha nela participe ativamente das conversas, aumentando o prazer de cozinhar, outrora perdido em refeições rápidas e semiprontas. As novas gerações parecem ter retomado esse gosto e “chefs de final de semana” passaram a desfrutar desse momento, reunindo amigos em volta do fogão para testar novas receitas, em agradáveis momentos de descontração.

Como é a cozinha da sua casa? Adaptada ao seu estilo de vida e de sua família? Compartilhe nos comentários sua opinião sobre essa nova tendência para cozinhas e participe do nosso blog!

Gostou? Compartilhe!