A influência do retrô nas cozinhas planejadas

A cozinha é o coração da casa. É nela que reunimos a família, os amigos, é onde vivemos momentos deliciosos tanto para o paladar, quanto para o coração. E as cozinhas planejadas são as que mais atendem o quesito funcionalidade. Desenhadas sob medida elas são criadas com o objetivo de aproveitar da melhor maneira o espaço do cômodo e suas possibilidades. Para criar um ambiente mais aconchegante e charmoso, muitos arquitetos e designers de interiores têm investido na decoração de cozinhas estilo retrô.
Curvas, formas suaves, cores, estampas e objetos que remetem a tempos passados têm ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas.

As cores na decoração retrô

Antigamente os eletrodomésticos eram coloridos e pintados com uma tinta esmaltada. A geladeira vermelha é o principal exemplo disso, sendo a queridinha na decoração retrô. Portanto, invista nas cores, principalmente nos tons básicos como azul, vermelho, amarelo, verde e rosa. Ter paredes, estantes, móveis, utensílios e eletrodomésticos coloridos é válido desde que seja com equilíbrio, para o resultado não ficar visualmente poluído.

As estampas na decoração retrô

Feche os olhos e lembre-se da cozinha da sua avó. Pense quantas estampas não dividiam o mesmo espaço: panos de prato, cortinas, capas e louças, tudo tinha algum desenho, principalmente os florais. Inspire-se nessa ideia. A estampa é muito bem vinda, seja nas louças, em azulejos hidráulicos ou em pequenos detalhes espalhados pelo cômodo.

Invista em objetos antigos

A utilização de alguns elementos verdadeiramente antigos também é mais do que bem vindo na decoração retrô. Visite brechós, lojas de antiguidades e usados para encontrar jarros, pratos e utensílios que vão fazer toda a diferença na cozinha. Cerâmicas coloridas e peças em vidro e ferro devem substituir as peças moderninhas de plástico para trazer ainda mais estilo à sua decoração.

Mais curvas, menos ângulos

Se você deseja criar um espaço retrô na hora de pensar sua cozinha planejada, desenvolva elementos com mais curvas e com formas mais suaves. Os ângulos retos são característicos da decoração moderna e devem ser evitados. Seja no mobiliário, nas louças, utensílios ou objetos decorativos, procure por peças em formas circulares ou ovais para criar um clima retrô ainda mais acentuado.

Ideias com planejamento

Uma decoração interessante é aquela que sabe equilibrar os elementos de forma a não ficar desorganizada, com muita informação ou até mesmo caricata. Sendo assim, o planejamento do cômodo, qualquer que seja ele, é parte fundamental para o sucesso da decoração. Converse com os especialistas que vão fazer sua cozinha planejada, troque ideias e peça dicas para alcançar o resultado esperado.
A tendência retrô nas cozinhas está em alta, portanto aproveite este momento em que o mercado oferece diversas possibilidades seja nascores, nos móveis, nos utensílios ou na decoração. A dica é não ter medo de ousar.

E você, já pensou em ter uma cozinha estilo retrô, das que suas avós tinham? Conte pra gente pelos comentários.

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!