Acessibilidade: opções de ferragens e sistemas especiais para móveis com ergonomia ajustável

Um dia a dia sem barreiras. O que são tarefas simples e cotidianas para a maioria das pessoas podem ser obstáculos desanimadores para quem tem algum tipo de deficiência física, especialmente os cadeirantes. Garantir acessibilidade a quem tem necessidades especiais também é uma das vantagens dos móveis planejados, que contam com opções de ferragens e sistemas especiais com ergonomia ajustável. Dessa forma é possível garantir a inclusão deste público em uma vida mais confortável, levando até ele a possibilidade de ser independente dentro de sua própria casa.

Adaptações dão mais conforto e independência ao cadeirante

Com os móveis sob medida é possível fazer a decoração completa da casa ou apartamento ou a adaptação de espaços já existentes de forma que sejam abertos vãos para a cadeira de rodas em quartos, salas e escritórios, por exemplo, tornando possível um trânsito sem estresse por toda a residência. Na cozinha planejada, este tipo de mobiliário permite ajustar a altura de uma ilha ou baixar por controle remoto armários superiores ou aéreos de forma que os utensílios fiquem ao alcance sem precisar de ajuda.

Para os cadeirantes a altura máxima alcançada é de 1,35 m, por isso os móveis modulares precisam ser pensados de forma a chegarem até a pessoa, já que ela não pode chegar até eles. No quarto planejado, por outro lado, a cama deve ficar na altura da cadeira de rodas, tornando possível a passagem do usuário de uma para a outra com facilidade, sem que ele necessite de ajuda. Também a escrivaninha precisa de adaptação, uma vez que deve permitir o encaixe perfeito do equipamento, assim como prateleiras de livros, CDs e demais acessórios devem ter comandos eletrônicos ou manuais para que possam ser baixados até a altura ideal.

Espaços são otimizados nos imóveis pequenos

As novas tecnologias unidas à criatividade dos designers e à habilidade de marceneiros experientes tornam possível a criação de móveis modulados não apenas funcionais, mas também de extremo bom gosto, que valorizam o ambiente e oferecem todo o conforto para os cadeirantes. Os projetos devem ser voltados para o dia a dia do cliente, valorizando seus hábitos e costumes, sua rotina e seus gostos. A decoração adaptada através de móveis sob medida é especialmente importante nos imóveis reduzidos, já que é preciso contar com o espaço de giro da cadeira, por exemplo. São móveis planejados para apartamentos pequenos e que poderão ser adaptados, uma vez que vários cadeirantes moram sozinhos e não podem ou não querem lidar com residências de grandes dimensões.

Os cuidados para garantir a acessibilidade têm norteado as principais empresas de ferragens para móveis do mundo, como a alemã Häfele, que criou a linha Vitaflex. Com ela é possível criar um sistema de ajuste numa ilha da cozinha para que nela se possa cozinhar e usar como apoio às refeições, por exemplo. Outro produto voltado para este público é a despensa com touch control, que abre automaticamente com apenas dois suaves toques.

A Virmond utiliza essa tecnologia para criar móveis planejados sob medida em Curitiba que garantem a inclusão dos cadeirantes na rotina diária com todo o conforto, segurança, beleza e funcionalidade. Móveis de qualidade garantida para quem precisa simplesmente do melhor. Faça-nos uma consulta e peça um orçamento sem compromisso. Sua vida vai mudar com os móveis modulados da Virmond.

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.