Bancadas de Cozinha: Qual o melhor material?

Criar uma cozinha funcional é essencial em qualquer casa. Para isso o ideal é contar com aparatos práticos, e um que vem ganhando espaço nos lares brasileiros é a bancada. Cada vez mais comum em diversos projetos, uma bancada na cozinha é perfeita para preparar alimentos, fazer um lanche rápido e até mesmo para refeições com a família.

Uma dúvida muito comum na hora de escolher uma bancada de cozinha é com relação ao material. Diante da grande variedade de opções, para descobrir qual material é o mais adequado no seu caso, pense primeiro em suas necessidades e hábitos na cozinha. Se você prepara os alimentos diretamente na superfície do balcão, por exemplo, deve excluir materiais macios ou porosos que possam sofrer marcas de facas e outros utensílios. Outra questão importante é o valor que você tem para investir, já que existe uma grande variação nos preços dependendo do material escolhido.

Cada material tem seus prós e contras e é sobre isso que falaremos aqui. Confira nossas dicas e os exemplos de bancadas para cozinha que separamos para você!

 

Madeira

A madeira deixa o ambiente mais acolhedor e aconchegante, além de ser um material sólido e robusto, e o melhor de tudo é que ela pode ser incorporada em qualquer proposta de decoração, desde as mais clássicas, passando pelas rústicas até chegar aos modelos mais modernos e contemporâneos. Isso tudo dependendo do tipo de madeira e do acabamento utilizado.

 

Granito

Por ser um material de alta resistência, o granito é perfeito para o uso diário, sendo ainda de fácil limpeza e manutenção. Possui uma série de variações de cores e desenhos, atendendo a todos os gostos. Mas quem pensa em optar por esse material deve saber que os de cores mais claras são mais suscetíveis a manchas.

 

Silestone ou Quartzo Stone

É uma pedra industrializada composta de quartzo e resina de poliéster e possui uma grande variedade de cores e acabamentos. Possui alta resistência e baixa porosidade – não mancha e nem risca com objetos pontiagudos – o que a põe em vantagem frente aos mármores e granitos.

Mesmo sendo resistente ao calor, deve-se evitar apoiar panelas ou assadeiras muito quentes, a fim de garantir vida longa à sua bancada.

Corian

O Corian é um composto de polímeros acrílicos e materiais naturais que por ser bastante resistente, dificilmente irá manchar, riscar ou lascar. Ele aguenta altas temperaturas e é também uma superfície moldável, o que facilita o acabamento e garante uma bancada uniforme e sem emendas aparentes.

Nanoglass

O nanoglass é um material sintético composto de resina e pó de vidro, o que o torna mais resistente e de alta durabilidade. Ele exibe uma superfície brilhante, que enche os olhos – motivo pelo qual caiu no gosto dos profissionais de interiores.

 

E então, tirou suas dúvidas sobre qual tipo de bancada se encaixa melhor na sua cozinha? Compartilhe nos comentários sua opinião sobre esses materiais e participe do nosso blog!

 

Gostou? Compartilhe!