fbpx

Casa ou apartamento: qual tipo de imóvel é o melhor para mim?

 

Quando pensamos em comprar ou alugar um imóvel para morar, a primeira dúvida que surge é: casa ou apartamento? Para tomar essa decisão é preciso analisar uma série de fatores, além das vantagens e desvantagens de cada tipo de moradia. É preciso levar em consideração o estilo de vida, a rotina dos moradores da casa e a segurança que se tem no local.

Para ajudar você a sanar as dúvidas sobre escolher uma casa ou apartamento, no texto de hoje listaremos as vantagens e desvantagens de cada imóvel e quais os perfis de seus moradores. Confira!

Apartamento: segurança e praticidade

O perfil de quem escolhe um apartamento é normalmente o de famílias com crianças, pessoas que moram sozinhas ou casais que trabalham fora e que passam a maior parte do dia longe de suas casas.

O apartamento costuma oferecer uma segurança maior em comparação à casa. Mesmo aqueles que não têm portaria também acabam sendo seguros pelo fato de que é preciso liberar a entrada para as visitas, portanto a invasão se torna mais difícil. Quem tem crianças também acaba dando preferência à vida em apartamento, pois é possível deixar os filhos brincando à vontade, estando nas dependências do prédio.

Porém, quem opta pelo apartamento deve entender que viver em coletividade também significa seguir regras para manter a boa convivência, bem como ajudar a conservar o patrimônio. Ter um bom relacionamento com vizinhos e respeitar o estatuto do condomínio entendendo que não se está sozinho, são requisitos básicos e imprescindíveis para quem escolhe morar neste tipo de imóvel.

Morar em prédio pode também apresentar vantagens na hora de receber encomendas e correspondências quando não se está em casa, se houver a presença de um porteiro.

Casa: privacidade e espaço

A casa, por outro lado, traz um ambiente com maior privacidade. É onde a família pode ficar um pouco mais à vontade sabendo que, no caso de casas não geminadas, não incomodarão os vizinhos com sons e conversas um pouco mais altas.

Também há o fator espaço externo. Para quem gosta de manter um grande jardim, um quintal ou ter um cachorro de grande porte, a casa é sempre mais indicada, pois é capaz de acomodar tudo isso sem perder o conforto.

Mas se o espaço e a privacidade seduzem, a falta segurança pode amedrontar. Casas são normalmente mais visadas por assaltantes por terem acesso mais fácil do que os apartamentos. A possibilidade de deixar as crianças brincando tranquilamente na parte externa é menor, já que elas ficam mais expostas e vulneráveis.

O perfil de quem escolhe a casa para morar é de casais que já tenham filhos um pouco mais velhos, pessoas que passam a maior parte do tempo em casa ou famílias que tenham preferência por cultivar jardins e criar bichos de estimação de grande porte. 

Ainda para aqueles que não abrem mão de morar numa casa, é possível manter a segurança optando por condomínios fechados, devendo-se levar em conta a rotina dos moradores e o perfil de cada um deles. 

Agora que você já sabe os prós e contras de morar em casa e apartamento, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar algum amigo que esteja com a mesma dúvida?