Como as cores podem impactar o humor da sua casa

Já é cientificamente comprovado que as cores exercem impacto psicológico nas pessoas, sendo que seu uso correto pode promover relaxamento, alegria e felicidade, entre outros sentimentos.

Quando entendemos um pouco sobre a psicologia das cores, vemos que é possível usar essas informações para promover uma atmosfera mais adequada para os diferentes cômodos da nossa casa, principalmente nesse momento que temos passado mais tempo nela.

Por essa razão, destacamos algumas cores para que você se inspire e quando for renovar sua pintura ou decoração possa escolher de acordo com os sentimentos que deseja transmitir.

Vermelho

O vermelho está associado à energia e ao dinamismo. É a cor pela qual nossos olhos são sempre atraídos num primeiro momento. É frequentemente usado na decoração como cor de destaque, em combinação com tons mais neutros como branco ou grafite. Por estimular o apetite, é perfeito para compor cozinhas e salas de jantar.

Laranja

A cor laranja é quente, convidativa e alegre. Invoca sentimentos de sociabilidade, conexão e felicidade. Tem uma presença emocionalmente forte e desperta comportamentos extrovertidos, sendo fantástica para ser usada em espaços de reunião, promovendo a interação e a construção de relacionamentos.

Amarelo

O amarelo é a cor do otimismo, brilho, alegria e clareza mental. Promove o pensamento e a tomada de decisão. Ele também pode ser útil para aliviar a depressão e incentivar ambientes mais descontraídos.

Verde

O verde tem muitas qualidades positivas, invocando renovação, equilíbrio e paz, que fornecem uma influência calmante e redutora de estresse.  Uma excelente maneira de trazer verde aos espaços da sua casa é com plantas ou jardins internos.

Azul

O azul promove descanso e calma, podendo ser muito eficaz para combater a insônia e trazer um sono profundo e relaxante. Pode contribuir para equilibrar a hiperatividade em crianças, estimulando a imaginação e o pensamento intuitivo.

 

Roxo

O roxo, em seus tons mais escuros, é rico, dramático e sofisticado e está associado ao luxo e à criatividade. Versões mais claras, como lavanda e lilás, trazem uma sensação repousante para os quartos, mas sem o risco de parecerem frios.

Sua cartela de cores pessoal

Existem inúmeras maneiras de colorir seu ambiente, desde refazer completamente a decoração, até adicionar cores de forma sutil através de móveis e objetos.

Antes de renovar as cores da sua casa, faça uma avaliação pessoal de como elas afetam você. Geralmente as cores influenciam o humor das pessoas de maneiras diferentes, trazendo à tona sentimentos ou emoções completamente particulares.

Se você já utiliza a psicologia das cores em sua casa, compartilhe conosco nos comentários ou em suas redes sociais marcando a Virmond.

Gostou? Compartilhe!