Como escolher a cuba ideal para sua cozinha e lavanderia

Na hora de reformar a casa ou o apartamento, diversas dúvidas vão surgindo, especialmente quando se trata dos detalhes. Até a escolha da cuba pode ser uma tarefa difícil. Afinal, além de estar em sintonia com a decoração, a cuba deve atender às necessidades e funcionalidades dos ambientes. Seja para cozinhas ou lavanderias, é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer a escolha da cuba.

Avalie o espaço disponível na cozinha ou na lavanderia

Os materiais, modelos, formatos e tamanhos das cubas variam muito. Para que a sua seja a mais adequada, antes é preciso que você verifique o espaço disponível para ela. Quando o tampo é pequeno, o melhor é optar por uma cuba simples para não ocupar todo o espaço da pia. Para as cozinhas com tampos maiores existem mais opções, como as duplas e triplas, nas quais é até possível instalar um triturador.
Na lavanderia você também pode optar pela cuba simples ou dupla. O modelo duplo vence quando o assunto é funcionalidade na lavanderia, já que possui a molheira que elimina o uso de baldes na lavagem de roupas.

Materiais usados nas cubas

É possível encontrar no mercado cubas para cozinha e lavandeira fabricadas em diferentes tipos de material. As mais conhecidas e utilizadas são as de aço inox, que podem ter dois tipos de acabamento: polido e escovado. Por ser resistente e não oxidar, o inox é sempre uma das melhores opções principalmente para ambientes como a cozinha e a lavanderia. Existem também as cubas de quartzo, que não riscam e não mancham. Elas estão disponíveis nas cores branca e preta. Por serem fabricadas em tamanhos pré-definidos, as cubas de quartzo não são tão versáteis, mas são ótimas para dar um toque de sofisticação nos ambientes. Uma novidade do mercado é o corian, um material capaz de ser moldado para que a cuba e o tampo da pia tornem-se uma peça única. É uma excelente opção para os ambientes planejados com móveis e itens feitos sob medida.

Como definir o modelo ideal?

Os modelos de cuba mais comuns para a cozinha e para a lavanderia são os embutidos, de sobrepor e de apoio. As cubas embutidas são aquelas que ficam encaixadas por completo dentro do tampo, liberando espaço na bancada. Os modelos de sobreposição são bem parecidos. A única diferença é que as bordas ficam apoiadas sobre o tampo. Quando usado na cozinha, essa emenda entre a bancada e a cuba precisa ser limpa diariamente para evitar o acúmulo de alimentos. Já as de apoio, como o próprio nome sugere, ficam apoiadas sobre o tampo. Elas combinam bastante com os ambientes mais modernos. Uma grande vantagem é que elas liberam mais espaço para os armários que costumamos ter embaixo das bancadas. Caso você opte por esse modelo, fique atento na escolha da torneira também. Por ficarem em um nível acima, as cubas de apoio exigem torneiras mais altas em relação à pia.
Nosso post te ajudou na escolha da cuba ideal? Ainda não sabe qual é a melhor opção para sua casa? Compartilhe sua opinião e as suas dúvidas nos comentários!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!