Como escolher o armário ideal para sua casa

A escolha certa dos tipos de armários para cada ambiente exerce uma grande influência na decoração da sua casa. Essas peças colaboram na definição ou mudança de estilo do seu lar. Além disso, são imprescindíveis quando o assunto é organização e praticidade.

Escolher os armários para a sua casa talvez seja uma tarefa mais difícil do que parece. Com tantas opções e tipos, as dúvidas também aumentam. Para tornar esse momento mais simples, separamos alguns tipos de armários para facilitar a sua decisão.

1. Embutidos

Esse tipo de armário é um dos mais conhecidos e o preferido de muitas pessoas, sendo mais usado em quartos. Sua principal característica é ter as laterais ocultas – pois são encaixados nas paredes.

A decisão por um armário embutido deve ser muito bem planejada, já que ele não terá mobilidade, o que pode dificultar futuras mudanças na sua decoração.

2. Aéreos

Uma boa opção para quem possui pouco espaço são os armários aéreos; aqueles que ficam presos apenas nas paredes, próximos ao teto. Apesar de tradicionalmente serem usados na cozinha, eles ganharam versatilidade e agora são cada vez mais comuns em quartos, escritório e salas.

O importante, antes de escolher esse modelo, é pensar no que será colocado nele, já que, por estar no alto, o manuseio dos objetos guardados pode não ser tão simples. Por isso, ele é ideal para armazenar peças pouco utilizadas.

3. Multiuso

Dentre os inúmeros tipos de armários, os modelos multiuso se destacam pela versatilidade e, principalmente, pela funcionalidade que possuem. São peças que podem ser usadas nos mais diversos cômodos da casa e ficam bem em quartos, escritórios, sala de estar, cozinhas e lavanderias.

Além disso, eles têm o poder de dar um toque especial na sua decoração, e são opções para incrementar diferentes ambientes.

Outra vantagem desse tipo de armário é o número de divisórias que normalmente possui. Eles costumam ter muitas prateleiras e nichos internos, o que facilita bastante a organização e separação dos objetos.

São ótimas opções para a cozinha, sendo úteis para guardar mantimentos e utensílios. Outro bom local para usá-los é nos quartos, já que são ótimos para guardar bolsas, sapatos, edredons, dentre tantas outras opções.

4. Planejados

Muitas pessoas desejam os armários planejados. A grande vantagem é que são feitos exatamente conforme se deseja, já que são projetados de acordo com as necessidades de cada cliente.

O diferencial dos armários planejados é o de se adequarem perfeitamente ao tamanho do ambiente e à decoração. Além disso, as divisões internas são feitas de acordo com os objetos que você deseja guardar neles. É possível planejar, por exemplo, espaço específico para calças e sapatos nos quartos ou locais feitos especialmente para seus utensílios de cozinha.

O mais importante na hora de escolher e pensar os tipos de armários para a sua casa, é analisar suas necessidades, a quantidade de coisas que possui e o espaço disponível. Além disso, é fundamental verificar qual opção combina melhor com a decoração do seu lar.

Se você gostou das nossas dicas sobre tipos de armários e conseguiu tirar as suas dúvidas, assine nossa newsletter e receba muitos outros conteúdos que podem ajudar na escolha de móveis e decoração para sua casa!

Gostou? Compartilhe!