Como harmonizar móveis antigos e modernos na decoração

Mudar de casa, reformar ou redecorar um ambiente pode significar vida nova. No entanto, muitas pessoas têm um carinho especial por alguma peça antiga e acabam ficando na dúvida se devem ou não descartá-la. Um novo lar ou novo cômodo não significa dispensar tudo que fazia parte dele antes. É claro que é muito gostoso aquele cheirinho de móvel novo, porém saiba que é possível harmonizar móveis antigos com móveis modernos na decoração do seu novo ambiente. Confira as dicas.

Equilibrando estilos. Harmonizar móveis antigos e modernos

Ao contrário do que possa parecer, móveis modernos podem combinar perfeitamente com móveis antigos. A mistura de estilos e épocas, se feita com equilíbrio, proporciona um visual interessantíssimo. Uma cozinha moderna, planejada e de alta tecnologia pode ganhar mais identidade ao receber uma cadeira ou mesa com aspecto mais antigo. Assim como um closet planejado, que pode ficar ainda com mais estilo quando combinado com móveis que já faziam parte da sua vida, como uma penteadeira, por exemplo.

Transforme os móveis

Outra maneira de harmonizar móveis antigos com modernos na decoração é transformando as peças. Isso pode ser feito mudando-lhes a cor ou aplicando técnicas de pintura e texturização, dando novo visual. Além disso, há quem aposte em lixar o móvel antigo e envernizá-lo com outra tonalidade para conseguir um resultado totalmente diferente. Outra ideia interessante é aproveitar somente uma parte do móvel para dar um novo sentido, como por exemplo, usar o tampo de uma mesa antiga com um pé moderno, ou o contrário, combinar o pé de uma mesa que você já possuía com um tampo de vidro novo. Um armário com prateleiras pode ser repaginado retirando-lhe as portas e transformando-o em uma estante aberta. Com criatividade, imaginação e boas inspirações é possível combinar um móvel antigo com novas peças, sem gastar muito.

Novas cores e estampas

A harmonia entre as cores é a fórmula perfeita para uma decoração de sucesso. As tonalidades de uma casa ou de um ambiente precisam dialogar. No momento de aproveitar móveis antigos e combiná-los com as novas peças, opte por cores e estampas que garantam a permanência do seu mobiliário preferido. Uma poltrona, sofá, cadeira ou até mesmo almofadas podem ser revestidos com diferentes tipos de tecidos, sempre adequando padrões, texturas e cores. É uma maneira simples e eficaz de combinar o que há de melhor entre o moderno e o antigo.

Aposte nos detalhes

Cada cantinho de uma casa é especial. Não há nenhuma área que não deva ser planejada e pensada com cuidado. Harmonizar móveis antigos com peças mais modernas exige cuidado para criar um efeito equilibrado. Por isso é importante estar atento aos detalhes, considerando sempre a paleta de cores do ambiente, o estilo das pessoas que vão viver nele e o funcionamento da rotina. Seja num espaço com móveis planejados, com peças modernas ou antigas, arrojadas ou clássicas, para um projeto de decoração dar certo é necessário equilibrar as formas, as cores e os estilos. E você, gosta de unir o moderno com o antigo na decoração da sua casa? Conte pra gente pelos comentários. Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!