Como valorizar ambientes pequenos?

Como valorizar ambientes pequenos?

Pequenos ambientes exigem grande criatividade, tanto para decorar quanto para mobiliar. Não é porque o apartamento ou a casa tem um tamanho menor que o espaço disponível não possa trazer bom proveito. A funcionalidade deve estar presente no planejamento e na organização do ambiente, seja para torná-lo mais bonito, seja para deixá-lo prático.

A melhor forma de conseguir bons resultados é através de móveis sob medida ou, como são popularmente conhecidos, móveis planejados. O investimento pode ser um pouco maior, mas só assim haverá garantia de aproveitamento do espaço. Portanto, apostar em cozinhas, quartos e demais ambientes com móveis modulados pode até ajudar a valorizar a casa ou apartamento.

Veja dicas para valorizar ambientes pequenos

Ambientes pequenos ganham vantagem

Quanto maior o espaço, maior o tempo para arrumá-lo e organizá-lo, sem contar que muitas coisas deixam de ser usadas em meio a tantas opções. Um espaço menor dá abertura para a apreciação dos detalhes e o aproveitamento dos objetos em comunhão com o ambiente.

Em uma cozinha planejada pequena, por exemplo, os móveis planejados precisam comportar panelas, utensílios de cozinha, armazenar alimentos e combinar os com eletrodomésticos. E a mágica está no planejamento: às vezes a cozinha está em L e móveis comuns não aproveitariam bem o vértice. Um designer ou arquiteto pode criar móveis modulados com as medidas e fazer a cozinha dos sonhos aparecer.

Como valorizar ambientes pequenos?

Móveis planejados são multiuso

A cozinha americana é bastante utilizada em ambientes pequenos porque ela permite a integração com a sala, o que cria a impressão de um imóvel mais amplo. O desafio da decoração é integrar cores e materiais que combinem com as duas áreas, além de comportar objetos de cada uma de forma a não confrontar seus usos.

Por exemplo, há necessidade de se criar uma biblioteca de livros nessa sala, mas os cheiros oriundos da cozinha podem danificá-la. Uma solução pode ser criar um móvel acoplado ao sofá que abrigue os livros e fique abaixo da linha de fumaça da cozinha. Ou ainda criar um modulado com o rack da televisão e instalar uma porta de vidro para que eles fiquem protegidos. A limpeza do vidro e manutenção é mais fácil do que a da capa dos livros.

Dois em um

As cozinhas planejadas pequenas são as mais pedidas em lojas de design de interiores e móveis planejados, mas há outros ambientes que podem trazer muita praticidade ao dia a dia.

Com a dinâmica do tempo, muitas pessoas costumam trabalhar em casa, mas em imóveis pequenos muitas vezes não há espaço para montar um ambiente ideal. A solução que os arquitetos encontram é criá-lo na sala ou no quarto. É o que chamam de home office.

Há muitas camas que podem ser embutidas na parede transformando o quarto em um escritório em instantes. Ou até mesmo o uso de biombos dividindo uma parte do dormitório pode ajudar a delimitar o espaço, com mesas acopladas à parede transformando-se em escrivaninha.

Qualquer espaço sobrando na casa pode ser transformado em escritório. Basta delimitar o local e fazer um bom projeto de móveis planejados contendo mesa e módulos para livros. Assim é possível constituir um ambiente propício para manter a concentração e desenvolver a criatividade.

Dispense armários, pense em um closet

Um bom quarto planejado também pode acoplar um belo closet. Às vezes eles são mais úteis com suas araras, cabideiros, gavetas e prateleiras do que uma cômoda ou guarda-roupas.

Um bom profissional saberá dividir um quarto de forma a conseguir organizar roupas e acessórios de um jeito bem prático, delimitando o espaço com cortinas ou portas de correr.

Como valorizar ambientes pequenos?

Gostou das dicas? Está pensando em otimizar o espaço da sua casa? Entre em contato que podemos ajudar!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!