Confira as novidades tecnológicas para sua cozinha

Sempre que ouvimos falar de lançamentos, a primeira característica que esperamos é que o produto traga alguma inovação, que apresente soluções para problemas corriqueiros ou que traga mais praticidade para o uso cotidiano. Equipamentos são reinventados todo ano para acompanhar a tecnologia e as mudanças de hábitos das pessoas. Hoje, uma área que se desenvolve cada vez mais é a de fabricação de itens para a cozinha.

Cozinhas estão cada vez mais interativas

Sem dúvida, a principal característica dos lançamentos para cozinhas são sua interatividade. Isso quer dizer que os equipamentos eletrônicos que rumam ao futuro estão conectados à internet e se comunicam com o usuário por meio de uma série de variáveis compiladas por meio de dados armazenados no computador da máquina. Por exemplo: hoje já existem geladeiras que usam wi-fi e leitor de códigos de barra para calcular as datas de vencimento da comida armazenada, além de sua quantidade. Essas geladeiras também podem sugerir receitas de acordo com os ingredientes em estoque.
Como você pode perceber, foi-se o tempo em que a mais alta tecnologia era o dispensador de água na porta do eletrodoméstico. Alguns modelos atuais servem até café ou cerveja.

Nutrima

Um dos mais badalados “gadgets” para cozinha está prestes a ser colocado à disposição no mercado. Trata-se de uma espécie de tapetinho dobrável com acesso à internet. O Nutrima é capaz de pesar alimentos e calcular seu valor nutricional. O projeto é patrocinado pela fabricante Electrolux.
A tecnologia da tela dobrável é uma das mais avançadas atualmente, e a promessa é que o Nutrima “converse” com aquela geladeira inteligente mencionada acima.

Cozimento por indução

A “indução ao cozinhar” é uma tecnologia que já existe, mas ainda não foi plenamente adotada pelo mercado. Um aparelho usa corrente elétrica alternada para produzir campos magnéticos que esquentam uma panela. A economia no emprego dessa tecnologia é imensa – usa bem menos energia que um fogão elétrico.

O aparelho que cozinha por indução pode ainda reconhecer o tipo de panela colocada sobre sua superfície. Isso é importante para prevenir aquecimento de talheres de forma acidental. A premissa da indução é que ela seja capaz até de carregar baterias de outros equipamentos, permitindo uma multifuncionalidade.

Cozinha planejada

A grande preocupação hoje, sem dúvida, é utilizar os equipamentos de uma cozinha de forma funcional e integrada. Os resultados devem ser alcançados com o mínimo de energia e desperdício. É um conceito casado com a sustentabilidade – necessidade mais atual impossível.
Um exemplo dessa sustentabilidade seria o uso do calor de um forno ligado em energia para abastecer pequenos eletrodomésticos.
Outras inovações podem não envolver “gadgets”. É o caso do layout da cozinha com sua regra do triângulo.

Layout com as regras do triângulo

Uma cozinha moderna tem de ter superfícies de trabalho muito bem planejadas. Tudo tem de estar à mão, de forma a evoluir o trabalho de maneira facilitada. Para isso, seguir as regras do triângulo de trabalho é essencial.
A forma de disposição visa reduzir movimentos desnecessários do morador durante o trabalho na pia e nos acessos à geladeira e ao fogão. Os eletrodomésticos devem ser colocados de forma triangular na cozinha, de forma que o triângulo seja formado em uma área em que nenhum elemento atrapalhe a movimentação, como armários e outros aparelhos.
Quer saber mais sobre novidades do mercado de móveis planejados? Visite nosso site!

A Virmond é uma das maiores fabricantes de móveis planejados sob medida em Curitiba. Lá você encontra vários exemplos para a sua cozinha ficar perfeita!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!