Conheça as medidas básicas para o seu projeto de cozinha

Um projeto de cozinha de sucesso exige inúmeros pontos de atenção. Para ter um espaço agradável, bonito, planejado e funcional não basta apenas o bom gosto na escolha dos eletrodomésticos e do design dos móveis planejados. Isso porque a beleza e a funcionalidade de uma cozinha dependem de outro detalhe muito importante: o cálculo correto das medidas para que o conjunto fique em completa harmonia. Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar com dicas sobre algumas das medidas básicas que devem ser consideradas na hora de desenvolver o seu projeto de cozinha. 

Móveis planejados

Quem acompanha as tendências do universo da decoração sabe que a personalização de ambientes é uma das demandas que mais crescem, e é por isso que os móveis planejados estão em alta. Além de propiciarem ambientes cada vez mais personalizados, eles colaboram para a melhor utilização de todos os espaços da casa. No caso da cozinha, a altura padrão para a instalação da pia é entre 85 e 93 cm do chão, mas isso também irá depender da altura dos moradores da casa. Estas medidas são importantes porque o espaço embaixo da pia é normalmente destinado a armários que acomodarão os mais variados utensílios, dependendo do seu projeto. Já para os armários superiores, é recomendado que eles sejam colocados a uma altura de 60 cm da bancada.

Eletrodomésticos

Quando se trata de eletrodomésticos para a cozinha, o ideal é defini-los antes do início do projeto, pois suas dimensões estão diretamente relacionadas ao tamanho dos armários, dos nichos e onde serão instalados. Muitas pessoas acreditam que eles possuem um tamanho padrão, mas nem sempre esse é o caso. Os tamanhos podem variar de acordo com cada fabricante. O fogão varia de tamanho dependendo do número de bocas que possui. E é de acordo com ele que você poderá adquirir uma coifa, para cuja instalação será necessário deixar uma distância de no mínimo 5 cm do armário ou das paredes laterais. O mesmo vale para a geladeira. Se você deseja colocar armários em cima ou ao lado da geladeira, ter certeza das medidas desse eletrodoméstico é fundamental para o seu projeto.

Área de circulação

Ao desenvolver o projeto da sua cozinha, além de pensar nas medidas dos eletrodomésticos e dos móveis planejados, você também precisa ficar atento ao espaço livre para circulação, afinal a cozinha é um ambiente que deve ser o mais funcional possível. Para isso, ter espaço suficiente para movimentação de pessoas é algo fundamental, e os arquitetos geralmente recomendam que a área de circulação seja entre 60 cm e 120 cm, para que traga conforto e praticidade aos moradores. Vai montar ou reformar a sua cozinha? Visite o nosso site e conheça todas as vantagens dos nossos móveis sob medida! Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!