Conheça os 5 layouts mais utilizados em uma cozinha sob medida

São muitos os fatores que devem ser levados em conta na hora de pensar em uma cozinha sob medida, mas provavelmente os mais importantes são o formato da cozinha em si e como ela será usada. Uma pessoa que cozinha várias refeições por dia, por exemplo, tem necessidades diferentes daquela que quase não cozinha ou que usa apenas eventualmente para fazer um lanche ou uma refeição rápida.

Confira abaixo os 5 layouts de cozinha mais utilizados para você avaliar e ver qual se encaixa melhor nos seus planos e também no espaço que tem disponível.

 

COZINHA EM L

O layout da cozinha em L é ideal para espaços residenciais pequenos e médios, pois maximiza o uso dos cantos e a acessibilidade. Ela é ótima para integrar ambientes e ainda propicia diversificação de layout, uma vez que permite distribuir as tarefas nas bancadas e liberar espaço para a colocação de uma mesa, funcionando dessa forma como copa/cozinha.

 

COZINHA EM U

A cozinha em U é o formato ideal para ambientes quadrados, oferecendo muito espaço de trabalho, áreas de armazenamento e preparação. Nesse tipo de layout a circulação se torna muito fácil e bem distribuída.

 

COZINHA COM ILHA

As cozinhas com ilha são perfeitas para a convivência social em plano aberto. Ao posicionar uma ilha na sua cozinha o espaço ganha mais funcionalidade e interatividade. A ilha pode receber uma pia, um fogão ou servir como bancada de preparação dos alimentos, além de mesa extra para acomodar mais convidados.

 

COZINHA PARALELA

O layout com duas linhas paralelas funciona muito bem em cozinhas mais estreitas. Também pode ser distribuída com uma bancada na parede e outra em forma de ilha, integrando cozinha e sala. Essa configuração é ótima para quem cozinha bastante, pois facilita o acesso aos utensílios. Recomenda-se deixar no mínimo 1,20m entre as duas bancadas, assim a circulação não fica prejudicada.

 

COZINHA LINEAR

Opção mais utilizada em cozinhas pequenas e estreitas, no layout linear todos os aparelhos e a bancada ficam em uma única parede.  O ideal é que a pia fique no meio (entre fogão e geladeira) permitindo que estes dois fiquem separados, o que proporciona mais funcionalidade e espaço.

 

Agora que você já conhece os principais layouts é hora de pensar nas possibilidades de arranjo da sua cozinha! E se precisar de ajuda em um novo projeto, conte sempre com a Virmond.

Gostou? Compartilhe!