Conheça os 5 maiores benefícios da automação residencial

A praticidade e a modernidade da automação residencial surpreende até as pessoas menos interessadas em tecnologia. Enquanto recebe seus convidados em casa, você pode apagar as luzes que esqueceu acesas nos quartos, colocar um som ambiente e ainda cuidar das crianças observando-as por câmeras de monitoramento no próprio celular ou tablet.

Ainda que essa realidade pareça distante, hoje as opções para automatizar uma casa são bem acessíveis e trazem muita praticidade para quem precisa de mais segurança para a família ou simplesmente gosta de usufruir ao máximo as tecnologias modernas.

Confira neste post mais detalhes sobre o que é a automação residencial e quais os benefícios de se investir nesse recurso!

O que é automação residencial?

De uma forma mais objetiva, a automação residencial é o controle integrado de ambientes, o que torna a casa inteligente.

A partir do investimento em tecnologia, aplica-se um sistema de controle para diversas funções como: fechar e abrir cortinas, regar o jardim, aumentar ou abaixar a temperatura no ambiente, monitorar câmeras e alarmes, controlar  a intensidade das luzes, do volume do home theater e aparelhos de som, dentre outros. 

A melhor parte da automação é que tudo é ativado a partir de wireless. Assim, você tem o comando das funções por meio do próprio celular, tablet ou de um GDS Touch — um controle unificado que permite o acesso a todas as funcionalidades, de onde estiver.

Por que investir?

A automação residencial é um ótimo recurso para quem tem o dia a dia corrido e precisa ter mais controle do lar. Além de otimizar a tecnologia já existente na casa, fornece segurança, economia e conforto.

A instalação é muito simples e não necessita de cabos ou reformas na casa para implementar os sistemas — o que torna o processo mais prático e com ótimo custo-benefício, valorizando o lar e seus ambientes.

Imagine a seguinte situação: você está atrasado para um compromisso e não tem tempo de verificar fechaduras, luzes ou alarmes. Com a automação você pode, com apenas um toque, apagar luzes, desligar aparelhos e garantir que todas as portas estejam trancadas e seguras com os alarmes.

A seguir, listamos as principais vantagens da automação residencial, com a finalidade de tirar algumas dúvidas e destacar facilidades.

1. Conforto e praticidade

As características que mais se destacam na automação residencial são o conforto e a praticidade. Com o ajuste das funções a um simples toque, seja por meio do celular ou do GDS Touch, a automação garante menos preocupações no cotidiano, além de manter um ambiente totalmente agradável e seguro por meio do controle da iluminação, clima e segurança.

Outro ponto a destacar é que a automação é personalizável de acordo com a necessidade do cliente. Cada casa ou apartamento possui um projeto diferente, responsável pela customização e preços mais acessíveis. Assim, existe a opção de escolher quais aparelhos ou ferramentas são mais interessantes para incluir na sua gestão inteligente.

2. Segurança

O sistema integrado permite também o controle de alguns dispositivos de segurança, tais como: câmera de monitoramento, alarme e fechaduras eletrônicas. Qualquer movimentação na casa pode ser facilmente identificada, mesmo se você estiver em  viagem. 

Um exemplo de como isso pode ser usado a seu favor é que se torna possível detectar antecipadamente as atividades suspeitas ao redor de sua casa e chamar imediatamente a polícia, ou mesmo acompanhar a ativação do alarme a distância.

3. Economia e sustentabilidade

Neste item explicaremos por que a automação residencial não é apenas um luxo. Com ela é possível reduzir consideravelmente o desperdício de energia elétrica.

Existe uma função de programação na automação residencial que permite controlar aquecedor elétrico, luzes e outros itens, de forma inteligente. Quando não estão em utilização, eles são apagados e desligados automaticamente, evitando desperdícios e reduzindo a conta de energia.

Um recurso bastante utilizado na automação para atingir níveis maiores de eficácia na economia é o uso de sensores de presença. Eles indicam quando há pessoas no ambiente, para assim ativar e desativar aparelhos mediante uma programação predefinida.

4. Climatização

Itens como aquecedores, ar-condicionado e climatizadores podem ser conectados também à gestão inteligente realizada pela automação da casa.

Essa função traz muita comodidade por permitir o acionamento do climatizador antes mesmo de entrar em casa. A partir de uma programação bem definida, com temperatura ideal, pressão e umidade, você pode acionar a função com um clique e preparar sua chegada.

Após um determinado tempo, você também pode programar a função econômica, que tem o intuito apenas de manter a temperatura com 50% menos da capacidade do aparelho. Essa função garante redução significativa no consumo de energia.

5. Iluminação

Muito além de ligar ou desligar a lâmpada, a automação da iluminação em sua casa permite reduzir a intensidade da luz e garantir ambientes mais confortáveis e compatíveis com o momento. Por exemplo, se em um jantar você deseja criar um clima mais intimista, é possível diminuir a iluminação e deixar apenas 30% da sua capacidade.

Além dessa função, também é possível acender e apagar luzes com o sensor de presença ou movimento, conforme abordado no item sobre economia.

Um terceiro ponto sobre a vantagem de controlar a iluminação sob a inteligência da automação, é a possibilidade de criar um projeto diferente para cada ambiente da casa. Assim, você pode pensar em tipos diferentes de iluminação para os quartos, para a área externa ou salas de estar e jantar.

A automação residencial é uma ferramenta que cria, sem dúvida alguma, uma nova realidade em casa, trazendo mais conforto para você e sua família. Vale a pena investir em um projeto bem planejado e que trará um ótimo custo-benefício para o seu lar.

E você, já teve algum contato com a automação residencial? Quais foram suas percepções? Deixe abaixo um comentário contando sua experiência!

Gostou? Compartilhe!