Materiais que facilitam a limpeza da cozinha

Na hora de planejar um ambiente a partir do zero ou até mesmo fazer uma reforma, existem sempre pequenos detalhes que precisam ser pensados. O espaço e a funcionalidade são itens que não podem ser esquecidos, mas outra questão muito importante, principalmente na cozinha, é a praticidade de limpeza, já que este é um cômodo da casa que exige constante manutenção.
Pensando nisso, separamos no post de hoje algumas dicas que podem auxiliar na hora do projeto. Acompanhe!

Materiais de fácil limpeza

Há quem escolha os revestimentos pela qualidade, pelo valor, mas também pela facilidade de limpeza. Conheça agora os campões neste quesito para cada setor da sua cozinha.

Bancada da pia

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de escolher entre o mármore e o granito. Se seu objetivo é realmente a facilidade pela limpeza, então o granito é o mais indicado! Isso porque é uma pedra mais resistente e vai demorar mais tempo para apresentar fissuras que podem acumular sujeira.
Dica: na hora de escolher a tonalidade da pedra, tenha em mente que o granito mais claro mancha com maior facilidade. Por isso, se possível, opte por tons mais escuros.

Piso

O porcelanato está em alta na construção já há algum tempo, pois além de ser um piso elegante, é muito fácil de limpar já que a porcelana aceita os produtos de limpeza sem danificar. Os porcelanatos com borda reta – chamados porcelanatos retificados – são ainda melhores, pois devido ao rejunte bem estreito, não acumulam sujeira.
Dica: para o piso da cozinha prefira cores não muito claras, afinal podem marcar com respingos de alimentos.

Armários

Uma boa sugestão é ter móveis impermeáveis na cozinha e para isso a superfície laminada é uma ótima opção, pois apresenta uma camada de resina melamínica, muito resistente à umidade. Além disso, tem grande facilidade de limpeza e conservação.
Dica: para limpar esta superfície sem deixar riscos, o certo é evitar produtos abrasivos ou esponjas de aço. Pano úmido e sabão neutro é a melhor opção.

Paredes

As paredes também merecem atenção, especialmente aquelas que recebem a pia e o fogão. Além dos revestimentos cerâmicos, outra boa opção é o uso da tinta acrílica, que é muito resistente à água e não fica manchada ou danificada após a limpeza.

Praticidade na limpeza da cozinha

Cada um tem um truque diferente para deixar a cozinha sempre limpa e organizada. Nossa dica é reservar um local exclusivo para tudo que está relacionado à limpeza (detergentes, desinfetantes, desengordurantes, limpadores de superfícies em inox, entre outros). Guarde nele também luvas de borracha, esponjas e panos de limpeza. Apenas preste atenção se o local que você escolheu não é de fácil acesso às crianças!
Quando temos os revestimentos certos e os materiais de limpeza sempre à mão, a manutenção da cozinha se torna muito mais fácil e até mesmo prazerosa!

Quais são os revestimentos que você tem em sua cozinha? Eles são fáceis de limpar? Conte para gente nos comentários!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!