Os cinco maiores erros ao fazer o planejamento da sua cozinha

É fantástica a sensação de estar montando a casa dos sonhos. São tantos os detalhes e opções em decoração que às vezes fica difícil manter o plano que se tinha traçado no início.
Um dos lugares da casa que mais recebem atenção é a cozinha. O desejo de ter um ambiente perfeito, com artefatos funcionais e cheios de estilo é frequente. O conceito de cozinha perfeita é bastante variável, uma vez que existe uma infinidade de versões para a decoração deste cômodo.
Muito se fala da cozinha ideal e do que se deve fazer para que ela assuma a sua personalidade e fique do jeito que você sempre quis, mas ter um leque tão grande de opções muitas vezes pode resultar em alguns equívocos no projeto. Pensando nisso, listamos alguns erros que devem ser evitados ao planejar a sua cozinha para evitar dores de cabeça no final do projeto. Confira.

5 erros de planejamento

Antes de tudo é preciso considerar o espaço disponível para montar a cozinha. Além disso, pense em quem usará esse ambiente e com qual frequência.

1-Ilha em uma cozinha pequena

Cozinhas planejadas pequenas não possuem espaço de sobra, por isso adotar uma ilha não é um bom negócio. Ela deve deixar em todos os lados ao menos 80 cm para circulação, e para isso é preciso um ambiente amplo para que ela fique em harmonia com o restante da cozinha.

2-Não planejar questões ergonômicas e de eletricidade

É correto pensar na beleza da cozinha, mas não se pode abrir mão da sua funcionalidade. É importante avaliar as questões ergonômicas, como altura das pias, dos armários e localização das tomadas próximas aos principais eletrodomésticos. Durante a elaboração do projeto, pense na altura dos moradores e usuários, pois com essa referência ficará mais fácil escolher os móveis planejados.

3- Espaço para a abertura de portas e gavetas

Nas cozinhas planejadas esta é uma situação recorrente, principalmente quando deixamos a empolgação tomar conta das decisões do projeto. Para que o ambiente fique bonito é preciso que ele também seja bem estruturado e prático, e por isso os espaços para abertura dos armários e gavetas devem ser cuidadosamente calculados.

4- Cozinha americana sem coifa

Certamente você não gosta de sentir cheiro de comida na casa inteira, então, para não ter este tipo de problema, opte por uma coifa potente em sua cozinha americana planejada. No mercado existem coifas dos mais variados modelos e estilos, que facilmente se adequarão ao layout da sua cozinha, deixando-a ainda mais valorizada.

5-Desconsiderar o tipo de material da bancada da pia

Sobre a bancada da cozinha planejada é preciso observar se ela é fácil de limpar e se o material que a constitui não é poroso, para que não manche facilmente ou sofra corrosão com o uso constante de produtos de limpeza e outros agentes. Os materiais mais confiáveis e utilizados nas cozinhas são o granito, o alumínio e o inox. Existem ainda as pedras sintéticas que, mesmo sendo mais caras, são excelentes opções pois fornecem sofisticação e requinte ao seu projeto. Vale a pena o investimento!
Antes de escolher os móveis modulados e também os tipos de eletrodomésticos a serem incluídos na sua cozinha planejada, leve em conta todas essas considerações. Priorize o conforto e alie a ele os benefícios de um layout bem definido composto por móveis sob medida, desenvolvidos de acordo com o tamanho do ambiente.

Ficou com alguma dúvida para planejar a sua cozinha? Deixe o seu comentário, ele é muito importante para nós.

Gostou? Compartilhe!