Saiba como transformar ambientes com o uso de portas de correr!

Trazer funcionalidade para a sua casa é essencial na hora de decorá-la. Pequenos espaços exigem do morador criatividade e planejamento, seja para otimizar ou até mesmo modificar os ambientes já existentes de forma funcional. E nessa empreitada as portas de correr podem ser um item coringa .

Por ser muito versátil, esse tipo de divisão atua como um grande facilitador na hora de integrar ou isolar os ambientes, podendo ainda assumir o caráter de objeto decorativo. Por isso, confira a seguir algumas maneiras de transformar espaços com portas de correr!

Crie novos ambientes

As portas de correr podem ser utilizadas para criar ambientes diferentes na sua casa, substituindo as paredes e trazendo mais economia para a reforma. Com elas é possível criar, por exemplo, um home office em um dos cantos da sala. 

Para escondê-lo, escolha portas de correr com o mesmo acabamento das paredes.

 

Torne o seu ambiente maior

Unificar ambientes tornando-os mais amplos e funcionais é uma das grandes tendências na arquitetura e decoração. 

Experimente utilizar portas de correr entre a cozinha e a sala de jantar ou entre a sala de jantar e a de estar.

A sensação de amplitude virá da escolha certa dos materiais. Itens fabricados em vidro e acrílico permitem uma maior passagem de luz, mantendo a função de divisão do ambiente e ao mesmo tempo excluindo as barreiras visuais do espaço.

Preste atenção na hora de usar materiais com acabamentos coloridos. Lembre-se de que cores escuras costumam diminuir o ambiente, enquanto cores claras trazem a sensação de amplitude. Utilize portas de correr coloridas quando desejar criar um ponto especial na decoração colocando mais personalidade no seu ambiente. Para manter a divisão de forma discreta, opte por cores neutras e claras no acabamento das portas.

Mais circulação no ambiente

A grande vantagem das portas de correr é que ocupam pouco espaço, podendo ser a solução para ambientes onde a circulação é mais difícil.

Uma porta normal ocupa em média um metro quadrado no sistema abre e fecha. Já uma porta de correr ocupa menos da metade dessa medida, o que a torna funcional e ideal para pequenos espaços.

Quartos pequenos devem necessariamente possuir guarda-roupas com portas de correr. Esse tipo de sistema de abertura também é muito utilizado em closets, que normalmente possuem pouco espaço de circulação.

 

Ouse na decoração usando portas de correr

As portas de correr podem ser o grande destaque do seu ambiente. Para isso escolha materiais e cores diferenciadas no acabamento.

O vidro jateado é uma ótima opção para dividir quartos e banheiros e até mesmo um ambiente interno de um externo. Complementando a instalação da porta com um bom projeto de iluminação, é possível conseguir um ótimo efeito visual.

Madeira e materiais naturais ficam muito bem em salas e quartos. Para tornar as portas de correr um destaque na decoração, opte por um estilo mais rústico e pesado, combinando a madeira com ferragens de metal e roldanas visíveis.

Escolher o modelo ideal de trilho também pode ser um grande aliado na hora de tornar as portas de correr um item decorativo. Alguns deles podem ser embutidos no chão, deixando todo o destaque  para a porta.

Outros modelos de trilhos e apoios podem complementar o estilo e trazer ainda mais charme para a sua decoração. Grandes ferragens de apoio e roldanas de metal e inox aparente introduzem um estilo mais pesado e ao mesmo tempo sofisticado.

As cores devem ser utilizadas com parcimônia em portas de correr. Cores fortes e vivas devem ser utilizadas, por exemplo, em pontos estratégicos, como em uma das portas para destacar a entrada e saída.

As portas de correr podem cumprir diversas funções em um ambiente por sua grande versatilidade. Suas vantagens são parecidas com as dos móveis planejados, que são uma ótima escolha para os mais diversos tipos de espaço. E você sabe como decorar a sua casa com móveis planejados? Baixe o nosso e-book e descubra!

Gostou? Compartilhe!