Tecnologias de última geração aplicadas na cozinha

A cozinha moderna é pensada para ser funcional, onde diversos elementos são levados em consideração, como a iluminação aplicada, a ventilação, o layout com a regra do triângulo e os itens tecnológicos de ponta. Tudo isso pode proporcionar mais beleza e conforto, além de requinte e charme ao ambiente.

Layout com as regras do triângulo

Os maiores cuidados no projeto de uma cozinha moderna e planejada são as superfícies de trabalho. A facilidade deve reinar. Para isso, o fator mais importante a ser considerado é o triângulo de trabalho, cuja principal função é reduzir movimentos desnecessários durante o trabalho na pia e nos acessos à geladeira e ao fogão. Esses elementos devem ser colocados de forma triangular no ambiente. As dicas se tornam ainda mais válidas em casos de cozinhas planejadas pequenas e moduladas. Algumas observações devem ser levadas em conta: – Os lados do triângulo não devem exceder um comprimento de nove metros, assim como nenhum desses lados deve preservar menos de quatro pés. – O triângulo deve ser formado em uma área em que nenhum elemento atrapalhe a movimentação. Armários ou outros aparelhos não devem ser colocados no caminho do triângulo de trabalho.

Iluminação aplicada

A iluminação é um elemento essencial na cozinha moderna. Assim como o layout, ela deve ser funcional e ser capaz de criar um ambiente agradável para os momentos de preparo dos alimentos. Podemos usar nesse cômodo da casa, basicamente, três tipos de iluminação: geral, indireta e de destaque. – A iluminação geral torna o ambiente mais confortável e define a sua área. Ela é feita por meio de grandes fontes de luz, geralmente no teto, direcionadas para os planos de trabalho, como mesas, bancadas e balcões. Nesse modelo, o uso da luz é eficiente e econômico. – A iluminação indireta utiliza fontes em colunas, abajures ou arandelas e proporciona conforto visual diferenciado. Ela ilumina paredes e teto. – A iluminação de destaque foca a luz em objetos e superfícies selecionados como quadros, estantes, aparelhos, etc. Aplicada de forma criativa, a luz pode criar uma atmosfera distinta e produzir efeitos extraordinários nos objetos da cozinha. Além da beleza, a iluminação é importante no auxílio que dá na limpeza correta dos utensílios e no preparo dos alimentos.

Tecnologia de ponta na cozinha

Em relação aos aparelhos da cozinha planejada, a grande preocupação de hoje é mobilizar todos eles de forma integrada e funcional. A palavra que rege as mudanças propostas para os equipamentos é a sustentabilidade. Ou seja, conseguir resultados com o mínimo possível de energia e desperdício. Alguns projetos de automação residencial sugerem que seria possível converter o calor de um forno ligado, em energia para abastecer pequenos eletrodomésticos da cozinha, por exemplo. Sem contar as maravilhas tecnológicas já existentes. Hoje podemos encher um copo com água gelada sem precisar abrir a geladeira. Os equipamentos que existem há décadas são reinventados anualmente para acompanhar o desenvolvimento das pessoas, que hoje estão mais conscientes e cada vez mais apressadas. Os exemplos são vários: geladeiras com três ou quatro portas e divisórias, lixeiras com sensores (para evitar o contato), eletrodomésticos com telas touchscreen e conexão Wi-Fi. Quer saber mais? Visite nosso site. Lá você encontra vários exemplos para a sua cozinha ficar perfeita! Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba

Gostou? Compartilhe!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.