fbpx

Tipos e ideias de closets

Os closets são conhecidos como quartos de vestir. É neles que guardamos roupas, sapatos e acessórios e estão geralmente incorporados nos quartos ou, em casas maiores, em ambientes separados.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o closet é bem mais prático do que um guarda-roupas ou armário, já que pode ser montado da forma como se deseja e com a funcionalidade adaptada a cada necessidade, bastando criatividade e um bom planejamento profissional.

Planejando um closet

O primeiro passo para projetar um closet é encontrar um bom profissional, seja um designer de interiores, seja um arquiteto. É importante ter ideia do que se está buscando considerando tamanho, praticidade, usabilidade e necessidades pessoais. Lembre-se que o intuito principal é o de manter a funcionalidade e os itens organizados e bem dispostos para facilitar o dia a dia.

É indispensável que se pense também sobre os hábitos de quem vai usar o closet, se ele será apenas de uma pessoa ou compartilhado pelo casal, por exemplo. Essas diferenças ajudam o arquiteto a desenhar móveis com espaços para bolsas e gravatas, sapatos masculinos e femininos, local para guardar joias e cintos, etc.

Outro detalhe importante é falar um pouco sobre o vestuário, conversar sobre a quantidade de peças e o uso de cada uma delas a fim de que se defina a quantidade ideal de gaveteiros, cabideiros e mancebos que entrarão na composição. Utilizar cadeiras ou pufes também pode ajudar na hora de trocar de roupa ou de sapato.

A vantagem dos móveis planejados é justamente a adequação aos hábitos dos moradores da casa e a praticidade de encontrar as peças de roupas, principalmente em uma rotina atribulada.

Alguns tipos de closet

Closet de cômodo inteiro

Os closets de cômodo inteiro são mais comuns em casas que contam com três quartos e um acaba sendo utilizado para esse fim. Quando há espaço único para criar, o profissional pode sugerir, por exemplo, a divisão de um lado para ela e outro para ele, no caso de ser um closet de casal, utilizando o meio para uma bancada que guarde joias e acessórios. Há muitas possibilidades nesse tipo de cômodo e a criatividade não tem limites.

Closet compartilhado com o quarto

Os closets compartilhados com o quarto e que possuem porta são os mais comuns, tanto em apartamentos quanto em casas. Nesse caso, utiliza-se o quarto maior para incorporar um espaço que pode ser bem utilizado com o planejamento adequado. Aqui as divisórias são embutidas desde o chão até o teto, para um total aproveitamento.

Closet aberto

Este tipo de closet é muito utilizado em espaços menores, para pessoas que gostam de praticidade e não se importam de ter seus pertences expostos. Indicado para solteiros e para adolescentes, pois é de simples visualização e organização. O único contratempo é a limpeza, que deve se feita com frequência para evitar poeira.

Independentemente do modelo escolhido, é importante contratar um bom profissional para que você consiga adequar suas ideias a uma empresa que forneça um trabalho de qualidade. Afinal, seus móveis planejados vão durar muitos anos e contribuir para que a sua casa tenha ainda mais personalidade.

Está pensando em ter um closet na sua casa? Entre em contato para discutirmos as possibilidades de acordo com o seu espaço!

Virmond – Móveis planejados sob medida em Curitiba